Apartamento pequeno: veja o que levar em consideração na hora de decorar

Confira quais são os principais pontos para criar um espaço aconchegante. Confira as nossas dicas.

Helô

Publicado em 16/out/2023

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

Na hora de decorar um apartamento pequeno, é importante pensar em todos os detalhes para criar um ambiente prático e espaçoso, sem abrir mão da sofisticação. 

Por isso, a etapa do planejamento é tão importante. É nesse momento que alguns questionamentos podem vir à tona: será que os móveis vão caber? Será que eu consigo colocar objetos de decoração? Será que vai ter espaço para andar? 

Pensando nesse desafio, preparamos um mini guia com algumas dicas para você arrasar na decoração de apartamento pequeno.

5 dicas para decorar um apartamento pequeno

Criar a decoração do seu apartamento não é um bicho de sete cabeças. Basta entender quais são os tipos de móveis que cabem, combinam e que devem ser utilizados em cada ambiente. 

  1. Aposte em móveis que sejam compatíveis com o espaço

Esse é um dos primeiros e mais importantes passos na hora de planejar a decoração do seu apartamento. 

Imagine que você acabou de comprar um sofá mas percebeu que ele não cabe na área que foi delimitada para ser a sala. Isso significa que será necessário fazer ajustes no produto, demandando mais gastos do que o planejado, ou você terá que se desfazer da compra, precisando dedicar ainda mais tempo para encontrar um novo sofá. 

Por isso, antes de comprar seus móveis, caso não pretenda fazê-los planejados, principalmente se você mora de aluguel, é necessário colocar a sua fita métrica para trabalhar. 

Se o apartamento que você vai morar utiliza um conceito aberto, com espaços integrados, defina onde vai cada móvel. Assim, fica mais fácil descobrir qual é a metragem disponível para os ambientes, como, por exemplo, o quarto e a sala.

  

  1. Não comprometa a circulação entre os ambientes 

Como falamos acima, não tem nada mais chato do que um móvel que parece ter sido improvisado para aquele espaço, fazendo até com que a gente precise andar de ladinho para entrar ou sair. 

Por isso, a dica número 2 é praticamente um complemento da dica número 1. Medir e entender o espaço que você tem disponível para cada ambiente, ajuda a evitar a compra de móveis errados que podem atrapalhar a sua circulação entre os espaços do apartamento. 

Se o seu apartamento é dividido por cômodos, por exemplo, é importante que você consiga entrar e sair sem grandes dificuldades. 

Sendo assim, não tente colocar uma cama king se o quarto for feito para uma cama de casal. Você vai comprometer o espaço daquele cômodo, deixando a decoração do apartamento com um aspecto mais pesado, apertado e carregado.

 

  1. Invista em armários

Ninguém gosta de deixar as coisas fora do lugar, certo? Por isso, é importante ter onde guardar aqueles itens que acabam ocupando muito espaço. 

Jogos de cama, edredons, mantas e travesseiros, por exemplo, fazem volume e precisam de um espaço arejado para serem guardados. É nesse caso que os armários podem ser grandes aliados. 

Além de um espaço para guardar as suas roupas, você pode organizar aqueles itens sazonais que não são utilizados com frequência, como é o caso dos cobertores mais pesados. 

Já quando o assunto é cozinha, os armários são itens praticamente obrigatórios. Pense que nesse ambiente você vai precisar de espaço para guardar pratos, copos, comidas, panelas e outros itens. Por isso, quanto mais armários, mais espaço terá para guardá-los. 

Mas atenção! A dica dos armários vem acompanhada das dicas número 1 e 2. Antes de comprar, é importante medir para entender a quantidade que cabe na sua cozinha e, também, o tamanho de cada armário.

  1. Espaços integrados podem deixar o apartamento maior

Se você mora em um apartamento pequeno, talvez seja interessante apostar em espaços integrados. 

Evitar a utilização de paredes pode trazer aquela sensação de que o apartamento é maior do que ele realmente é.

Além disso, esse conceito oferece uma visão mais ampla de todos os "cômodos" que você pretende decorar.

 

  1. Decore do seu jeito

Almofadas, mantas decorativas, vasos, porta-retratos, velas aromáticas e, até mesmo, livros ajudam a dar um toque charmoso e aconchegante para a sua decoração. 

As almofadas, além do confortáveis, ainda podem deixar a decoração do espaço com um toque mais criativo. Para isso basta utilizar almofadas de diferentes tamanhos e formatos. 

Já os vasos oferecem mais elegância e sofisticação, principalmente quando falamos de mesa.

Porta-retratos e livros podem transmitir exatamente quem você é. E a vela aromática tem aquele poder de deixar o ambiente com um cheiro gostoso de limpeza, sem contar que fica muito bonita como parte da decor. 

Agora que você já sabe como decorar um apartamento pequeno, aqui na Casa Riachuelo tem diversos itens para compor os ambientes da sua casa com muita sofisticação e conforto.

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!