DELINEADO INVERTIDO: SAIBA O QUE É E COMO FAZER!

Delineado invertido: aprenda mais sobre essa tendência que vai bombar na estação.

Helô

Publicado em 03/mar/2022

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

Foco em um olho feminino com um delineado invertido roxo

Delineado invertido: aprenda mais sobre essa tendência

Que o delineado é um clássico no universo da maquiagem não é novidade nenhuma! E de tempos em tempos, novas tendências surgem. Agora, o delineado invertido, também chamado de gatinho invertido, é o boom do momento, principalmente nas redes sociais.

Nascida na rede social TikTok, a make é super moderna, ousada e capaz de valorizar o olhar. Quer entrar nessa trend? Veja as dicas incríveis que separamos para você!

O que é delineado invertido?

O delineado invertido é muito parecido com o delineado que  já conhecemos, mas como o próprio nos diz o traço é invertido e marca a linha d’água –  a parte interna dos nossos olhos –  e, portanto, cria um tracinho que vai até o canto externo do olho, criando o famoso gatinho. 

A tendência começou após o maquiador @PaintedBySpencer compartilhar o vídeo no TikTok do passo a passo da técnica. É claro que a ideia original já se transformou, criando diferentes possibilidades. As vantagens do delineado invertido são muitas. Além de ficar com uma make moderna e poderosa, ele ainda é mais fácil de fazer do que a versão tradicional e combina com todos os formatos de olhos (só quem tem os olhos muito grandes deve ter atenção com a grossura do traço).

Tipos de delineado invertido

Seu rosto é como uma tela cheia de possibilidades e são vários os tipos de delineado invertido que você pode investir. Aproveite a facilidade da técnica para adicioná-lo já na sua make!

E é claro que trouxemos tudo explicadinho para você testar e escolher o seu favorito para incluir na sua make! Bora lá?

Delineado invertido marcado

Esse é um delineado marcado, que adiciona drama à sua make. Para fazê-lo, a dica é apoiar o cotovelo em alguma superfície, como uma mesa, dando mais firmeza para o traçado. Escolha também um delineador com aplicador mais fino, que ajuda a fazer o desenho. A máscara de cílios ajuda a complementar.

Delineado invertido esfumado

Nessa versão, o olhar fica menos marcado, trazendo um pouco mais de fluidez a sua make – e também é mais fácil de fazer, perfeito para quem está começando agora a se aventurar na técnica.

Foco o em olho feminino com um delineado invertido bem suave rosa
O delineado invertido é uma técnica fácil de aprender e vai deixar sua make um arraso!

Delineado invertido colorido

Adora uma pegada mais criativa? Invista nas versões coloridas. Assim, você terá um destaque todo especial na sua make – criando um ponto de contraste e deixando com ar bem futurista.

Se quiser usar sombra, pode deixar o efeito mais esfumadinho, que fica bem charmoso (e não dá tanto trabalho para fazer como com a caneta delineadora). Dá até para usar uma cor diferente no canto dos olhos, criando um charme extra.

Como fazer o delineado ao contrário?

Uma paleta de sombras coloridas com vários tipos de pincéis repousados em cima
Arrase nas makes com a técnica do gatinho invertido

A etapa do delineador deverá ser feita com a pele já pronta, portanto, utilize um primer para que o produto dure por muito mais tempo na sua pele, garantindo que a make fique intacta a noite inteira. 

Se está iniciando na saga das makes, uma outra dica é não esticar ou puxar demais a pálpebra, pois pode ser que o traço fique torto ao voltar ao voltar ao natural. Deixe um bom corretivo ao seu lado para disfarçar as imperfeições e a última dica é: não tenha medo de errar!

Já está pronta para colocar a mão na massa? Pegue tudo o que tem disponível e vamos para o passo a passo do delineado invertido que montamos para você!

Como fazer o delineado invertido com lápis de olho?

Quem está começando ou não se sente muito segura em fazer o delineado, pode usar o lápis de olho. Opte por um lápis bem pigmentado e à prova d’água para marcar a linha d’água e a linha rente aos cílios. 

Comece fazendo um traço fino na linha inferior dos cílios, rente às raízes. Inicie o movimento de fora para dentro ou de dentro para fora, da maneira que for mais simples para você.

Reforce o traçado inferior, repassando o lápis de forma a garantir que toda a extensão esteja bem pigmentada. Mantenha o rosto reto, olhando para frente, sem pender a cabeça para lateral – assim você não corre o risco de ficar com o traço torto.

Use o delineador para fazer o puxadinho final (gatinho) no canto externo inferior do olho. Caso queira algo mais marcado, puxe a linha do gatinho rente aos cílios superiores e estenda até unir com o traçado de baixo, formando um V fechado.

Arrase com a caneta delineadora

Quem tem mais prática na make, pode usar a caneta delineadora, que é mais precisa e pigmentada. Como ela seca mais rápido, não permite correção, por isso deve ser usada por quem já tem bastante prática.

A forma de aplicação é igual com o lápis, fazendo o risco na linha inferior dos cílios – e depois o puxadinho para cima no final. Existem canetas de diferentes cores – e você poderá criar makes bem ousadas.

Outras opções

Além dessas ideias, é possível usar o delineador em gel e o pincel chanfrado. O produto tem ótima durabilidade e deixa a cor mais intensa, perfeito para um delineado marcado e bem dramático.

Nesse caso, comece aplicando de fora para dentro na raiz dos cílios inferiores e finalize com a puxadinha para cima, no canto exterior dos olhos. Se ficar muito grosso, umedeça um cotonete com hidratante ou demaquilante e puxe abaixo da pontinha que fica para fora. Assim terá um traço fininho perfeito!

A sua make mais colorida

Uma paleta de sombras colorida
Abuse das cores para cobrir a linha d’água e criar um olhar marcante e vibrante.

O preto é básico e tradicional. Mas se você quiser algo mais suave, além da versão esfumada, pode investir no marrom, para um look mais natural, ou no cinza, que é mais leve.

Para a primeira vez, prefira cores frias e mais fechadas, que trazem um ar um pouco mais suave. Com o tempo, vá ousando. O azul é um dos que mais fazem sucesso – e combina muito bem com olhos castanhos claros ou escuros. Quem tem olhos verdes, pode investir no berinjela, e os olhos azuis são evidenciados com o laranja.

O que fazer na pálpebra superior?

Na pálpebra superior, você pode não usar nada, ou aplicar um iluminador (matte ou cintilante). Outra opção é uma sombra mais leve, em tom de marrom, esfumada com um pincel pequeno e fofo, marcando o côncavo ou o canto externo dos olhos. 

Só tome cuidado, evitando marcar muito a parte superior dos olhos. Lembre-se que o destaque da make deve ser o delineado invertido.

E aí, curtiu as dicas para entrar com tudo no delineado invertido? Aproveite e confira nossa seção de maquiagem com tudo o que você precisa para arrasar seja na make do olho ou em qualquer outra produção.

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!