TIPOS DE FIO DE CABELO: SAIBA IDENTIFICAR QUAL É O SEU

Se você gosta de cuidar dos cabelos, nós vamos te explicar as características de cada tipo de fio de cabelo e quais os cuidados para cada um!

Helô

Publicado em 19/jul/2022

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

várias mulheres unidas com características de pele e tipos de fio de cabelo diferente

Os cabelos não são iguais. Os diferentes tipos de fio de cabelo exigem cuidado específicos para ficarem sempre bonitos e saudáveis. Por isso, saber definir qual é a estrutura do seu fio é indispensável na hora de escolher o tratamento certo e comprar os produtos corretos.

Basicamente, nós temos os tipos: cabelo cacheado, cabelo ondulado, cabelo liso e cabelo crespo. Mas você sabia que, por exemplo, dentro do cacheado existem outros subtipos? O mesmo ocorre com todos os tipos de fios.

Parece muito complicado? Ficou curiosa para saber mais? Então confira as dicas imperdíveis que a Riachuelo separou para te ajudar a cuidar dos seus fios!

Quais são os tipos de cabelo?

O americano Andre Walker foi responsável por criar um sistema de classificação dos tipos de fios de cabelo, dividindo-os em “famílias” que vão do 1 ao 5.  

tipos de fios de cabelo que vai da escala de 1 a 4C
Os tipos de fios de cabelo são classificados entre 5 famílias que vão desde os fios lisos até os crespos.

Os cabelos do tipo 1 são os fios considerados lisos, o tipo de fio de cabelo 2 são os ondulados, o tipo 3 são os cacheados e os 4 e 5 são os fios crespos. Vamos nos aprofundar e conhecer mais sobre cada um dos tipos? Bora lá!

Tipo de fio 1: liso

mulher com tipo de fio de cabelo liso em um plano de fundo salmão
O cabelo liso é o tipo de fio de cabelo que não apresenta nenhuma curvatura e é bastante maleável.

O tipo 1 é o cabelo liso, que é aquele que não apresenta nenhuma curvatura. Ele tende a ser mais maleável, no entanto, pode sofrer com oleosidade na raiz. Os seus subtipos são:

  • 1A: é fino, leve, sem volume e com tendência a nós. O famoso “liso escorrido”;
  • 1B: tem uma mistura de fios finos e encorpados, sendo mais fácil de ser modelado;
  • 1C: é brilhante, tem textura grossa e é mais pesado, sendo difícil de modelar.

Tipo de fio 2: ondulado

mulher com tipo de fio de cabelo ondulado em um plano de fundo azul claro
O cabelo ondulado é caracterizado por formas ondas e é o meio termo entre os fios lisos e cacheados.

O cabelo ondulado, como o próprio nome indica, tem o formato de onda. Ele é um meio termo entre o liso e o cacheado. Pode ser alisado facilmente com o uso de secador ou chapinha. Mas também pode ser usado com cachos soltos, quando finalizado corretamente.

Muitas mulheres têm o cabelo ondulado e não sabem. Costumam achar que é um “liso armado” ou que não fica “assentado”. Quando finalizado corretamente, ele mostra as ondas. Demais, né? 

Os subtipos são:

  • 2A: é quase liso, com textura fina, leve, mais tendência à oleosidade, porém com pequenas ondas semelhantes a um S que aparecem mais do meio para o fim do comprimento;
  • 2B: já é um cabelo com um pouco mais de peso e curvatura mais fechada. É o famoso cabelo estilo “beach waves” (ondas de praia) ou o cabelo estilo Gisele Bundchen;
  • 2C: os fios têm uma textura mais grossa, com mais volume e curvatura fechada. As ondas começam a se formar mais próximas da raiz, já sendo um cabelo próximo ao tipo 3. 

Tipo de fio 3: cacheado

mulher com tipo de fio de cabelo cacheado em um plano de fundo laranja
O cabelo cacheado faz parte da família 3 e tem uma estrutura em espiral, parecido com uma mola.

O cabelo cacheado tem o formato de espiral, como se fosse uma mola. Por isso, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas. O que faz com que esse seja um cabelo mais seco.

Também costuma sofrer com frizz, ter mais volume e pode ser mais opaco. Os subtipos são:

  • 3A: a definição dos cachos é mediana, o cabelo é mais pesado. Os cachos são mais soltos e aberto em relação aos demais tipos, o que faz com que esse cabelo tenha mais movimento;
  • 3B: a raiz já é cacheada, por isso é um cabelo bastante definido, volumoso e com cachos mais fechados, com tendência maior ao ressecamento;
  • 3C: os fios costumam ser mais finos e os cachos são bem fechados, definidos e grudados, se aproximando do subtipo 4.

Tipo de fio 4 e 5: crespo

mulher com tipo de fio de cabelo crespo em um plano de fundo rosa
Os cabelos crespos possuem uma curvatura muito fechada, além disso, recentemente foi adicionado o tipo 5 que são fios com aspecto de molinhas, mas não apresentam definição.

Os cabelos de fio crespo têm a curvatura bem fechada. Por isso, são mais secos, quebradiços e frágeis. Os subtipos são:

  • 4A: tende a ser mais cacheado já desde a raiz e tem mais volume que o 3C, além de sofrer mais com o fator encolhimento (quando os fios estão secos, eles reduzem de tamanho, devido a curvatura mais acentuada);
  • 4B: é um cabelo fino, com alta densidade e mais frágil. Os cachos são bem pequenos e têm o formato de zigue-zague. O volume é expressivo, mas a definição começa a ficar mais difícil;
  • 4C: é o mais fino e frágil de todos. O seu formato também é de zigue-zague, mas ele quase não tem definição e o volume é sua principal marca.

Além desses, ainda há o cabelo tipo 5. Ele tem um aspecto de molinhas, mas sem definição, mesmo após o uso de produtos específicos. É conhecido como “cabelo crespíssimo”. Possui muito volume, é fino, opaco e sofre mais com o ressecamento, além de estar mais propenso à quebra. 

Como saber o seu tipo de cabelo?

Apesar dos tipos de fio de cabelo que explicamos, nem todo mundo terá o cabelo 100% dentro de apenas um subtipo. É normal que, por exemplo, uma pessoa com cabelo ondulado, tenha algumas partes 2A outras partes 2B  e algumas até 2C. 

Para descobrir qual tipo de fio de cabelo você tem, pense nele de forma geral. Ele é mais liso e fino ou liso e volumoso? Quando você finaliza, ele forma ondas abertas? Como é a raiz do seu cabelo?

Todos esses pontos dão pista de qual é o seu tipo de cabelo.

Como cuidar de cada fio de cabelo?

O mais importante das definições dos tipos de fio de cabelo, é entender quais tratamentos ele precisa. Porque, como você viu, alguns são mais oleosos, outros mais secos e assim por diante.

De forma geral, existem alguns cuidados básicos que você precisa considerar. Veja quais são.

  • Cabelos com fios lisos: há uma tendência a sofrer com mais oleosidade, por isso procure produtos específicos e lave os cabelos em água morna. Apesar da oleosidade, não deixe de lado a hidratação, que é muito importante para repor água aos fios e deixá-los mais macios e sedosos. Inclusive a hidratação é uma grande aliada do combate ao frizz.
  • Cabelos com fios ondulados: prefira versões de shampoo sem sulfato, que conseguem limpar o couro cabeludo, sem ressecar demais. Evite escovar o cabelo seco e invista em uma boa finalização, com creme de pentear mais leve ou ativador de cachos específico para os fios ondulados. Uma dica é fazer a finalização com o cabelo bem molhado.
  • Cabelos com fios cacheados: como o cacheado já sofre mais com o ressecamento, além de shampoo sem sulfato, uma dica de ouro é fazer um pré-shampoo, ou seja, banhar as pontas com óleo capilar ou máscara. A touca de cetim para dormir é outra aliada importante, garantindo um bom day after. No seu cronograma, capriche na fase de nutrição, que costuma ser muito necessária para esse tipo de fio.
  • Cabelos com fios crespos: esses são fios mais frágeis, por isso o cuidado deve ser redobrado. Evite lavar com água quente e jamais penteie os fios secos. Invista em manteigas que são mais densas e nutritivas do que as máscaras e faça umectação. E lembre-se de fazer o pré-shampoo. Outra dica é usar uma toalha de algodão ou até uma camiseta antiga na hora de secar os fios.

Se gosta de manter os cuidados com o cabelos, confira nosso post de como usar a touca de cetim para dormir para cuidar dos fios até no momento de dormir. Além disso, siga as dicas para controlar a queda de cabelo e deixar os fios sempre saudáveis. Assim, você garante um tratamento 360º na suas madeixas!

Depois de todas essas dicas, você já sabe tudo sobre os diferentes tipos de fios de cabelo? Então confira os produtos da categoria de beleza da Riachuelo para revelar toda a beleza natural dos seus fios!

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!