Você sabia que existem diferentes tipos de perfume? Hoje, vamos te explicar quais são eles, as suas características e vantagens. Anote tudo!
Toda pessoa vaidosa gosta de caprichar no look. Porém, muito além de investir em roupas, calçados, acessórios e até em uma maquiagem especial, as fragrâncias que usamos também são essenciais para garantir um efeito impecável. E é aí que os diferentes tipos de perfume devem entrar em cena.
Você pode não imaginar, mas no mercado existem variadas opções deste produto. Algumas, mais fortes e marcantes; enquanto outras, carregam um aroma suave, excelentes para uma rotina descomplicada. Assim, caso queira se aprofundar no assunto, saiba que está no lugar certo.
Hoje, o time da Riachuelo preparou um conteúdo especial para que você encontre o perfume que melhor dá match com o seu perfil. Ficou curiosa? É só conferir a leitura e seguir nossas sugestões!
A origem do perfume é muito mais antiga do que você pode imaginar. Ao que tudo indica, o uso de fragrâncias começou antes mesmo de Cristo — no Antigo Egito. Naquele período, a população politeísta tinha o costume de realizar uma série de rituais religiosos a fim de se conectar com os deuses.
Foi nesse momento que eles também passaram a aproveitar os benefícios da perfumaria ao longo dessas atividades. Já naquela época, as pessoas acreditavam que o cheiro originário das fumaças dos rituais fazia com que as suas orações chegassem mais rapidamente até as divindades. Assim, ao longo das cerimônias, os egípcios queimavam especiarias diversas, além de madeiras, ervas e por aí em diante.
Aos poucos, esse hábito originou o incenso. Em paralelo, existe uma figura que era muito adepta aos perfumes: Cleópatra. Em sua vida, ela utilizava os cheiros para manter os ambientes perfumados, especialmente ao esperar pelos seus amantes. Desse modo, as fragrâncias mais fortes foram associadas ao ato de seduzir.
Por essas e outras, podemos dizer que os egípcios deram o pontapé inicial na criação da perfumaria — ainda que de maneira limitada aos incensos. Anos mais tarde, porém, os gregos foram responsáveis por aperfeiçoar a técnica, criando fórmulas e desenvolvendo diversas opções de aromas.
Para entender os diferentes tipos de perfume, é preciso compreender que existem as chamadas famílias olfativas — uma espécie de classificação para identificar a composição de cada fragrância. Espia só quais são as principais delas!
Consiste em um grupo de ingredientes muito presente nos perfumes masculinos. Em geral, esses elementos são utilizados como base para desenvolver fragrâncias mais sofisticadas, com um toque de elegância. De acordo com a nota, as versões amadeiradas ainda podem apresentar uma personalidade mais seca e até cremosa.
A queridinha do público feminino. Essa família olfativa pode ser composta de um modo sintético ou natural — adicionando muito mais personalidade e sofisticação a uma fragrância. Em alguns cenários, tal versão ainda é ótima para fazer com que produto transborde sensualidade.
Como o nome já diz, os grupos dos adocicados são compostos por diferentes ingredientes doces, com traços marcantes e envolventes. Nele, encontramos elementos como a ameixa, o coco, a cereja, a jabuticaba, o morango, o pêssego, a uva, o figo, entre muitos outros.
São composições frescas e levinhas. Na maioria dos casos, as fórmulas cítricas são responsáveis por oferecer um toque de estímulo logo após a sua aplicação. E, por se tratar de uma fragrância formada por notas mais instáveis, é preciso que o indivíduo faça a sua reaplicação em um período de tempo menor.
É uma versão capaz de unir diversas notas que apresentam características sensuais, quentes e envolventes. Como exemplo, destacamos as balsâmicas e as resinosas. Certamente, é uma saída e tanto para quem adora ser lembrado pelo seu cheiro.
Após conhecer as famílias olfativas, chega o momento mais aguardado do post: entender quais são os tipos de perfume e as suas particularidades. Preparada? Bora lá!
É o perfume que possui a maior concentração de essência: entre 15% e 25%. Por essas e outras, a sua fixação na pele é muito mais intensa, durando até 10 horas. A versão também combina melhor com as temporadas de Outono/Inverno, seja em relação aos perfumes importados ou nacionais.
É uma opção com concentração entre 2% e 5% e, portanto, a sua fixação tende a ser menor do que a dos demais tipos de perfume. Aqui, podemos dizer que a Eau de Cologne apresenta duração de 6 horas na pele, sendo indicada para as pessoas que se identificam com aromas leves e discretos.
Popularmente conhecida como deocolônia, a alternativa possui 10% de essência em sua composição. Fato que a torna superdelicada e perfeita para a Primavera/Verão. A sua fixação pode durar, em média, 8 horas.
Agora que você já sabe tudo sobre os variados tipos de perfume, não deixe para depois: acesse a categoria de perfumes e encontre a fragrância que é a sua cara!
Ao explorar o site, você encontrará opções perfeitas que, com certeza, te acompanharão naqueles momentos mais especiais da vida.
Prepare-se para a volta às aulas com estilo e economia na Riachuelo: mochilas, lancheiras, estojos, roupas e descontos imperdíveis para iniciar o ano letivo!
leia maisDescubra como montar os melhores looks de moda praia para arrasar nesse verão!
leia maisInspire-se com a Casa Riachuelo para criar uma mesa de fim de ano estilosa e criativa.
leia mais