ANIMAL PRINT: CLÁSSICO QUE NUNCA SAI DE MODA

Você conhece o termo animal print? As estampas que nunca saem de moda, confira com a gente como usá-las e truques de styling que preparamos para você!

Helô

Publicado em 28/mar/2022

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

Uma mulher usando um vestido com estampa de zebra e uma bota preta com uma expressão sorridente

Considerado um verdadeiro clássico da moda e essencial no closet feminino, o animal print é o tipo de estampa ideal para compor looks mais pesados e que, ao mesmo tempo, pedem por um charme e informações extras. 

Mas, vem aqui: será que você sabe o que, de fato, é o animal print? Ainda possui dúvidas sobre como usar e abusar dessa proposta, seja no dia a dia ou em eventos sofisticados? 

Para solucionar todos esses questionamentos, vamos explorar todos os detalhes desse hit, além de contar dicas de especialistas para aproveitá-lo em grande estilo. Não perca, amiga!

O que é o animal print?

Uma mulher usando um vestido de estampa de onça e um casaco preto por cima
As estampas de animal estão sempre em alta e é uma ótima pedida para criar um look cheio de atitude.

O animal print é um tipo de estampa de roupa inspirado nas pelagem de animais como onça, tigre, leopardo, cobra e zebra. O animal print também é conhecido como estampa de animal, sendo a mais popular a estampa de onça.

Apesar de toda a sua fama, não é de hoje que a estampa de animal vem se destacando nos looks nacionais e internacionais. Tudo começou por volta de 1947, quando o renomado estilista Christian Dior desenvolveu uma coleção pautada por peças com estampas que imitavam a pele de animal. 

Ou seja, naquela época esse feito foi um verdadeiro divisor de águas, uma vez que oferecia a possibilidade do público vestir trajes diferenciados, mas sem a necessidade de explorar os recursos naturais. 

O sucesso foi enorme, não há como negar. Tanto que, a partir daí, outras grifes renomadas também começaram a utilizar o tal do animal print — que, traduzindo para o português, quer dizer "estampa de animal"

Aliás, são vários os tecidos que aceitam essa opção, indo desde o bom e velho algodão, até materiais mais sofisticados, estando o crepe e a seda nessa lista. 

Aqui, ainda é válido ressaltar que o animal print está, até hoje, presente nos mais variados artigos de moda, como listamos abaixo.

Roupas com estampa de animal

Quando falamos em estampas de animais, imediatamente, lembramos das roupas. Até porque, não é raro encontrar blusas, calças, saias, vestidos, lingeries e peças de beachwear confeccionados a partir desse tipo de estampa. 

Em estações como o Outono é muito comum encontrar mulheres vestindo casacos com essas padronagens, com foco nas versões alongadas ou de pelo falso, mas fique com a gente que vamos mostrar diversas dicas de looks com animal print! 

Aposte nos sapatos de estampa de animal

Os sapatos de animal print são excelentes para as mulheres que desejam ostentar a padronagem e, ao mesmo tempo, garantir um look mais poderoso. Nessa etapa, há a possibilidade de escolher entre sapatilhas, sandálias delicadas ou, quem sabe, até botas marcantes e superestampadas. Quem manda é você!

O poder dos acessórios 

Obviamente, não podemos esquecer dos acessórios. Assim como os demais artigos, esses elementos também costumam apresentar detalhes ou superfícies inteiras em animal print. Nessa categoria, podemos incluir os óculos de sol de estampa de animal, os cintos, os lenços, as bolsas, os relógios e até certas jóias. Um luxo só!

Quais são os animais prints? 

Como você deve ter notado nas ruas, existem várias versões do animal print. Em outras palavras, são padronagens que não se limitam à famosa oncinha, mas sim, conseguem surgir em ilustrações diferentes para representar outros animais. 

Estampa de onça

Uma mulher usando um macacão de manga longa com animal print de onça
A estampa de onça é o tipo de animal print mais conhecido e pode ser utilizado em qualquer ocasião.

A onça é o animal print mais clássico, podendo ser encontrado em inúmeros formatos. Para um resultado mais discreto, prefira as opções com as manchinhas menores; enquanto as maiores são ideais para um look marcante e bem original. 

Estampa de zebra

Uma mulher usando um animal print  de zebra e uma bota preta
Se você ama um look contrastante, aposte sem medo na estampa de zebra.

Temos aqui um animal print repleto de contraste, a estampa de zebra é excelente para garantir produções modernas. Na maioria das vezes, essa padronagem é encontrada nas cores preto e branco, se tornando bem fácil de coordenar no dia a dia. Mais urbano, impossível!

Estampa de cobra

Uma mulher usando um camisa com animal print de onça e calça jeans escura
Para um look mais discreto, combine peças de estampa de cobras com a clássica calça jeans.

Dentre todas as alternativas de animal print, arriscamos dizer que o snake, ou estampa de cobra, é o mais discreto de todos. Em geral, a opção apresenta tons de cinza, bege e, em certas situações, verde, promovendo um resultado sutil e mais leve para a produção.

Como usar o animal print nos looks?

Muito além de uma tendência, o animal print permanece em alta, especialmente, por ser uma padronagem versátil. Assim, essa estampa consegue transitar bem nos mais diversos visuais, como aqueles que seguem uma proposta romântica, casual e criativa. Bora descobrir como usá-lo?

Para mulheres criativas

Se você está em busca de uma combinação capaz de transbordar autenticidade, vale coordenar uma peça de animal print com trajes compostos por tons intensos. A nossa dica é investir no vermelho, pink, laranja e verde!

Para as mulheres românticas

As mulheres românticas já podem comemorar! O animal print consegue ser facilmente adicionado a esses visuais. Dito isso, um ótimo truque é investir em peças de modelagens que reforcem a proposta delicada e feminina, sendo elas: 

Para as mulheres casuais

Sem mistérios! Um segredo infalível é combinar camisetas com estampa de animal com outras peças básicas do dia a dia e é claro que o jeans está no topo da lista! Para um resultado mais urbano, aposte nas peças em denim com acabamento destroyed; já se preferir algo mais elegante, o jeans branco também fica incrível ao ser coordenado com a padronagem. 

E aí, curtiu conhecer tudo sobre o animal print? Agora, aproveite para acessar a loja virtual da Riachuelo e garantir as melhores peças para rechear o seu guarda-roupas!

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!