COLORAÇÃO PESSOAL: VOCÊ SABE QUAL É A SUA?

A coloração pessoal é um excelente recurso para quem deseja montar looks certeiros e valorizar os seus pontos fortes. Saiba mais sobre o assunto e descubra quais os tons ideais para você!

Helô

Publicado em 18/ago/2022

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

mulher ao lado de uma arara de roupas com peças dentro de sua coloração pessoal

Com certeza, você já viveu esse tipo de situação: ao caminhar pelo shopping, avistou uma peça de roupa lindíssima, mas, ao experimentá-la, percebeu que ela não "caiu legal" em seu corpo. Acredite se quiser, mas, a razão pode ser por conta da cor da roupa, e, muitas vezes, esse cenário pode ser evitado com a ajuda da coloração pessoal. 

Atualmente, a coloração pessoal tem sido um recurso muito utilizado não somente pelas fashionistas, mas também, por quem deseja montar looks certeiros e prontos para valorizar os seus pontos positivos. Inclusive, essa ideia tem vários benefícios, como a possibilidade de ter um closet funcional e até mesmo economizar dinheiro. 

Assim, que tal aproveitar o momento e mergulhar de cabeça no assunto? Para te ajudar, trouxemos as principais informações sobre a coloração pessoal, além de dicas para que você consiga identificar a sua e transbordar estilo. Vamos lá?

O que é coloração pessoal?   

Indo direto ao ponto, a coloração pessoal ou, simplesmente, "colorimetria", consiste em um teste, realizado com a ajuda de diferentes tecidos. Com ele, é possível analisar a saturação e a temperatura da pele e, posteriormente, descobrir qual o tom e o subtom de cada pessoa. 

Dessa forma, você conseguirá identificar a cartela de cores que melhor conversa com as suas características e consegue realçar o seu visual. Vale lembrar que a coloração pessoal começou a ser estudada por volta da década de 1920, especialmente pela escola Bauhaus. 

Porém, foi somente vinte anos depois, a partir dos trabalhos da estilista estadunidense Suzanne Caygill, que o método emplacou. De lá para cá, o recurso também passou por alguns aprimoramentos, tornando o seu uso ainda mais prático e assertivo.

Por que fazer análise de coloração pessoal?

Não é por acaso que, há mais de um século, a coloração pessoal vem sendo utilizada por pessoas que desejam caprichar em sua aparência. Ao adotar esse método, você conseguirá aproveitar inúmeras vantagens, como as que listamos a seguir.

  • Será possível garantir um look impecável e de um jeito natural. Ao utilizar as cores certas, a sua aparência ficará mais bonita e jovial;
  • Será possível combinar as cores de um jeito diferenciado. Em vez de apenas utilizar looks all black ou all white, o seu leque de possibilidades se ampliará; 
  • As suas compras serão mais certeiras, com peças que realçam as suas principais qualidades físicas.

Quais são as cartelas de cores e como usá-las?

mulher em meio de roupas com expressão de dúvida se as peças estão dentro da sua coloração pessoal
A coloração pessoal vem se tornando cada vez mais popular pelas pessoas que desejam entender caprichar na aparência e nos looks.

Como dissemos, ao longo dos anos o recurso da coloração pessoal passou por algumas reformulações. Entre elas, alguns especialistas dividiram os resultados das análises cromáticas em diferentes categorias de cores — cada uma fazendo referência a uma estação do ano. 

Este é o caso da primavera, do verão, do outono e do inverno. Ainda dentro desses grupos, existem outras subcategorias, que foram criadas para promover mais assertividade na hora da escolha de uma paleta de cores. Confira abaixo!

Verão Puro

Indicada para quem possui a pele bem clara e com o fundo rosado. Normalmente, essa paleta é dividida entre tonalidades suaves, de baixo contraste e com matrizes azuladas.

Verão Suave

Paleta recomendada para quem possui a pele muito clara e com o fundo rosado. Assim, os tons que estão presentes nesta seleção são aqueles opacos, também ligados à família de tonalidades frias e com baixa intensidade.

Verão Claro

Paleta indicada para quem tem a pele clara e com contrastes médios e baixos. Nela, há tons claros e frios, assim como alguns vibrantes, como o vermelho, o azul e o laranja.

Inverno Puro

Recomendada para pessoas com peles de alto contraste, como aquelas que apresentam a pele branca e olhos bem escuros. Já as suas cores apresentam temperaturas frias, com tons escurecidos, como o preto e o chumbo.

Inverno Intenso

Indicada para pessoas com médio e alto contraste de pele. Nessa paleta, há uma predominância de tonalidades vibrantes e frias, assim como os tons clarinhos, especialmente os pastéis.

Inverno Profundo

Ideal para pessoas com cabelos e olhos escuros e levemente brilhantes. Aqui, identificamos tonalidades frias, assim como outras suaves e opacas, com variações de intensidade.

arara de roupas com diversos tipos de camiseta e cores
Existem diversas categorias de cores que são inspiradas em estações do ano. Saber qual é sua poderá fazer toda a diferença na hora de realizar compras e montar seu look.

Primavera Pura

É a paleta para pessoas com a pele com um subtom quente e madeixas entre o ruivo e o loiro dourado. Nessa categoria, há tons intensos de alta temperatura, como os terrosos e os alaranjados.

Primavera Clara 

Paleta para quem tem a pele clara, subtom quente e baixo contraste. As cores mais comuns são as suaves e clarinhas, mas com média intensidade. 

Primavera Intensa

É uma paleta repleta de cores contrastantes. Nela, encontramos tons primários e outros quentes, assim como as tonalidades vibrantes. Verde-musgo, pink, roxo e azul-marinho são bons exemplos.

Outono Puro

Uma paleta de alto contraste, indicada para quem apresenta olhos e cabelos bem mais escuros do que a própria pele. Nessa seleção, o contraste médio escuro é frequente, especialmente em negros. Dentre os seus tons, destacam-se os quentes, opacos e de profundidade média.

Outono Suave

Seleção recomendada para pessoas com o subtom amarelado e opaco, com pouco contraste. Dentre as suas cores, os tons quentes e de alta intensidade se sobressaem.

Outono Profundo

É a paleta perfeita para pessoas com altos contrastes e subtons acobreados. Nessa paleta, encontramos tons elegantes, de temperatura quente e profundidade escurecida. A intensidade, por sua vez, pode variar.

Viu só? Esperamos que depois dessas dicas você tenha entendido o que é coloração pessoal e conhecido todos os seus benefícios. Agora, aproveite para acessar o site da Riachuelo e garanta as melhores peças para valorizar o seu visual e te ajudar a arrasar por aí!

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!