Conheça a elegância refinada e a indulgência sutil, onde a atenção aos detalhes e a qualidade impecável são valorizadas!
O “quiet luxury” chegou ao mercado da moda depois de passar pelo mercado de luxo, com marcas focadas em atender apenas os milionários, que nem sempre gostam de ostentar tanto.
Com isso, o que temos são peças com estética mais luxuosa, mas muito mais minimalistas do que vimos até alguns anos atrás, que possuiam marcas estampadas em todas as peças.
Quer entender mais sobre o quiet luxury e porque sua estética não precisa ficar apenas com os milionários? Entenda melhor sobre!
O conceito de "quite luxury" na moda refere-se a peças que remetem ao luxo e a sofisticação de maneira discreta, sem ostentação e exageros.
É visto como o oposto da tendência de mostrar e salientar sempre a marca. Com isso, o foco fica mais na qualidade e no visual da peça em si, do que explorar o logo.
E para demonstrar o luxo sem mostrar a marca, as peças consideradas de "quiet luxury" são bem-cortadas e de alta qualidade, feitas com materiais mais luxuosos, como seda, cashmere, couro e tecidos finos.
Para salientar ainda mais o luxo e a exclusividade, também prestam muita atenção aos detalhes e a produção da peça, que geralmente conta com trabalhos manuais e acabamentos refinados e exclusivos.
Depois de alguns anos com a ostentação de marcas, logotipos em destaque, monogramas com repetição e nomes cada vez maiores nas peças, o “luxo silencioso” chega quase como uma respostas a todo esse momento de “exagero”.
E isso tanto para o mercado de luxo em si quanto para o da moda, que absorveu essa ideia ao começar a destacar peças mais simples, mas com maior qualidade, além de cortes tradicionais e minimalistas nas peças.
Além disso, os conceitos de minimalismo e valorização da qualidade em vez da quantidade (que também se relaciona com a moda sustentável) fez com que as pessoas buscassem por peças que não saiam da moda, o que é uma característica da alfaiataria, dos tons mais neutros e caimentos tradicionais.
O guarda-roupa quiet luxury prioriza aquelas peças mais minimalistas e básicas, mas super atemporais e versáteis.
As principais características encontradas em um guarda-roupa quite luxury são:
Vamos ver algumas peças que têm tudo a ver com o quiet luxury para investir e ter essa tendência no armário?
O blazer é uma das peças mais coringas que você pode ter no armário. Ele pode ser utilizado tanto para ambientes mais chiques e profissionais quanto para os momentos de descontração. Ele combina com tudo!
Para dar mais versatilidade para a peça, a ideia é investir em tonalidades neutras, como o preto e o caramelo. Outra dica é escolher os modelos “oversized”, pois estes possibilitam que você use a peça em diferentes ocasiões, sem ficar com cara de “trabalho”.
Não pode faltar no armário de quiet luxury, pois são peças minimalistas, atemporais e que passam sofisticação, sem dúvidas. As calças e shorts de alfaiataria tem corte mais reto e tecidos lisos e confortáveis.
E você sabia que não precisa utilizar apenas nessa tendência? As peças de alfaiataria podem ser combinadas com camisetas estampadas, blazers coloridos e tênis para algo mais despojado. Ou seja, são muitas opções
Os sapatos do quiet luxury são os mais minimalistas possíveis, com cores bem neutras e que não chamam a atenção. Nesse caso, os modelos clássicos ganham espaço, como scarpin, mocassins e saltos de bloco.
Mas também é possível usar com tênis, sem muitos detalhes, em tons de branco ou de bege, por exemplo, que combinam com praticamente qualquer roupa.
A seda é o tecido “chave” do quiet luxury. Como valorizam muito a qualidade, a seda é sempre muito utilizada nas peças. Afinal, é um tecido fino que além de trazer mais fluidez para a peça, estende muito sua durabilidade.
As camisas de seda com certeza são exemplos de peças super atemporais e que estão muito na tendência do quiet luxury.
O termo "recession core" é uma tendência de moda que surge em períodos de recessão econômica ou incertezas financeiras. Essa tendência busca uma abordagem mais prática, econômica e acessível à moda, valorizando peças simples, versáteis e duradouras.
Além disso, também faz com que muitas marcas deixem de “ostentar” seu luxo, já que não seria bem visto na sociedade se destacar por utilizar uma peça caríssima em meio à crise financeira.
Ou seja, se aproxima com o “quiet luxury”, pois cria peças minimalistas, mas que quem entende de moda consegue reconhecer o que é marca de luxo e o que não é.
Mas quando se fala em estética, a ideia é ter peças mais neutras e sóbrias, que transmitam uma ideia de alta qualidade, mas sem serem, necessariamente, muito caras.
Os dois conceitos se confundem pois são muito semelhantes em alguns pontos, mas é possível notar algumas diferenças.
O conceito “old money”, ou dinheiro velho, é uma tendência que faz referência à vestimenta de pessoas que são ricas há muitas gerações (por isso o termo “old”, “velho”).
A ideia é que essas pessoas que nasceram em ambientes mais abastados e tradicionais, também utilizam peças consideradas mais clássicas e até conservadoras e aristocráticas.
No caso do “quiet luxury”, a ideia não é ter apenas peças clássicas no armário, mas atemporais e que transmitem sofisticação, mesmo que não sejam tradicionais. Ou seja, acaba tendo uma relação mais próxima com as peças modernas do que o “old money”.
alt: mulher de pé na rua durante o dia usando vestido longo verde com uma jaqueta preta e óculos de sol
Outra dúvida muito comum, principalmente para quem acompanha as tendências da moda é a diferença entre vintage, old school e retrô.
Afinal, existem algumas diferenças entre esses termos, confira:
Sem dúvidas, essa é uma tendência que veio para ficar, principalmente, por valorizar a atemporalidade e peças que nunca saem da moda.
Ou seja, a tendência quiet luxury pode diminuir para que outras se destacam, mas as peças do quiet luxury nunca vão sair de moda e sempre serão bem vistas, como a alfaiataria.
Por isso, se você se identifica com um estilo mais básico e minimalista, mas sem abrir mão de se vestir bem, vale a pena investir em peças dessa tendência, pensando sempre na versatilidade e duração delas.
Gostou de saber mais sobre o “quiet luxury”? Saiba que você não precisa estar entre os milionários para se vestir bem nessa tendência. Confira nossas roupas femininas para renovar seu guarda-roupa!
Prepare-se para a volta às aulas com estilo e economia na Riachuelo: mochilas, lancheiras, estojos, roupas e descontos imperdíveis para iniciar o ano letivo!
leia maisDescubra como montar os melhores looks de moda praia para arrasar nesse verão!
leia maisInspire-se com a Casa Riachuelo para criar uma mesa de fim de ano estilosa e criativa.
leia mais