DIA MUNDIAL DO CAFÉ – TIPOS DE CAFETEIRA: VEJA COMO ENCONTRAR A MELHOR PARA VOCÊ!

Descobrir como encontrar a cafeteira ideal é mais fácil do que você imagina. Leia em nosso blog quais são as principais diferenças entre elas. 

Mariana Rosalen

Publicado em 14/abr/2022

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

Entenda quais são os principais métodos de produção de café e qual deles tem mais a ver com você!

O café está presente na realidade de diversas pessoas ao redor do mundo. E cada um tem um hábito diferente na hora de preparar e saborear a bebida. Existem aqueles que preferem mais forte, mais suave, com ou sem açúcar.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), somente em 2021, houve um crescimento de 1,7% no consumo da bebida no país, como mostra um texto publicado pela Forbes. 

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

E como hoje é o Dia Mundial do Café, preparamos um mini guia para te ajudar a entender quais são as principais características das cafeteiras disponíveis no mercado. 

Como encontrar a cafeteira ideal? 

O hábito de consumir café mudou ao longo dos anos. Se antes a opção mais conhecida era o bom e velho coador, hoje existem diversos modos de preparo que valorizam o sabor e tornam o momento ainda mais especial. 

Mas se você chegou agora no mundo dos apaixonados por café, não se preocupe. Vamos te explicar quais são os tipos de cafeteiras que conquistaram o coração da galera. 

1. Cafeteira de Cápsula 

Para quem gosta daquele café expresso feito na hora, ter uma cafeteira de cápsula por perto é a melhor pedida. É só encher o compartimento de água, colocar a cápsula e ligar. Em poucos minutos você tem um café quentinho e muito saboroso. 

Cada cápsula possui uma sugestão específica de produção para aproveitar a qualidade do grão, então, antes de começar a fazer, e experimentar as muitas opções disponíveis, é importante se atentar ao modo de preparo. 

Indicação:

Nespresso - Modelo Essenza

Essa cafeteira possui três quantidades distintas para a extração de café: 
Ristretto: 25ml
Espresso: 40ml
Lungo: 110ml

2. Café Filtrado 

O café filtrado (ou coado) é, talvez, um dos mais populares do mundo. Considerado como um método prático de passar a bebida, basta colocar a água no coador e esperar o filtro absorver os grãos. 

Quem prefere esse tipo de café, tem duas opções: utilizar um coador especial ou aderir a uma cafeteira elétrica. 

A vantagem da cafeteira, claro, é a facilidade da produção. Basta colocar água no compartimento, despejar o pó no filtro e esperar alguns minutos para ter a bebida prontinha para o consumo. 

O café filtrado é indicado a quem gosta de um sabor mais suave. 

Indicação:

Cafeteira Oster com Jarra de Vidro

Capacidade da jarra: 1,5L 

Filtro removível 

3. Prensa Francesa

A prensa francesa é um método de preparo que passa o café por meio de imersão, sendo indicada a quem gosta de café com sabor mais amargo e maior teor de cafeína. 

Ao empurrar o filtro para baixo, o pó é separado do café moído. Como esse filtro tende a ser mais poroso do que o filtro de papel ou pano, mais óleos do café são extraídos durante o processo, deixando a bebida com um sabor muito mais encorpado.

Indicação:

Cafeteira Prensa Francesa Casa Riachuelo

4. Cafeteira Italiana

Para entender como funciona a cafeteira italiana, pense que ela é um tipo de panela de pressão. Você coloca água em um compartimento inferior, o pó de café em um pequeno coador e leva ao fogo. 

Quando a água começar a ferver, o café será "empurrado" para o compartimento superior por meio da pressão que a água quente fará, produzindo uma bebida com sabor muito mais consistente e forte.

Para obter um resultado satisfatório, é importante colocar o pó e a água na medida correta. Também não é aconselhado "esmagar" o pó para caber mais. Deixe que ele fique soltinho dentro do compartimento metálico. 

Outra dica importante é: na hora de levar a cafeteira ao fogo, use uma potência baixa. O fogo alto fará a água subir muito rápido, passando pelo café sem extrair o gosto e a cremosidade da bebida. 

Indicação:

Cafeteira Nuova Moka Express

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre as cafeteiras, é só escolher aquela que mais agrada o seu paladar. E, claro, vale lembrar que café bom é aquele que te deixa mais feliz ao beber.

Aqui você encontra todos os modelos disponíveis de cafeteiras em nosso site

Bom café! 

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!