VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA A SIGLA LGBTQIA+?

Os movimentos sociais passaram a incluir cada vez mais pessoas e é por isso que a nomenclatura LGBTQIA+ também evoluiu ao longo dos anos, o que pode causar, às vezes, uma certa confusão para entender o que significa a sigla LGBTQIA+.  Para entendermos a importância desse movimento, primeiro, precisamos entender o que significa a sigla […]

user-blog-admin-uat

Publicado em 29/jun/2022

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

duas mãos se segurando em demonstração de apoio a comunidade lgbtqia+

Os movimentos sociais passaram a incluir cada vez mais pessoas e é por isso que a nomenclatura LGBTQIA+ também evoluiu ao longo dos anos, o que pode causar, às vezes, uma certa confusão para entender o que significa a sigla LGBTQIA+

Para entendermos a importância desse movimento, primeiro, precisamos entender o que significa a sigla LGBTQIA+. Quer compreender melhor? Então segue a leitura com a gente! 

O que quer dizer LGBTQIA+?

A sigla LGBTQIA+ é uma versão reduzida de LGBTT2QQIAAP. Embora possa parecer algo extenso e confuso, a ideia é justamente conseguir incluir as diferentes sexualidades e unir as pessoas que fazem parte da comunidade

Antigamente, o movimento utilizava a sigla GLS, que significa Gays, Lésbicas e Simpatizantes. Porém, essa sigla caiu em desuso, uma vez que por “simpatizantes” poderiam incluirser quaisquer pessoas desde quem se identificassem como bissexual, até mesmo alguém heterossexual que só apoiasse a causa. 

Conforme a nossa sociedade avançou e novos estudos surgiram para compreender o ser humano, foram identificando novas formas de compreender as orientações e identidades de cada pessoa

Atualmente, a sigla LGBTQIA+ significa:

  • L, de lésbicas,
  • G, de gays,
  • B, de bissexuais,
  • T, de transexuais,
  • Q, de queer,
  • I, de intersexo,
  • A, de assexuais.
  • +, que engloba as demais letras que citamos, como P, de pansexualidade, que é a atração por pessoas, independente do gênero ou da orientação sexual delas. 

Nós devemos estar sempre atentos e abertos a compreender a importância de cada uma dessas letras. 

Agora que já explicamos o que significa LGBTQIA+, que tal compreendermos melhor cada uma das sexualidades agrupadas pelo movimento? Segue com a gente!

Entenda o movimento LGBTQIA+

Antes de tudo, é importante entendermos a diferença entre alguns termos como identidade de gênero e orientação sexual para compreendermos melhor cada letra da sigla e sua representatividade.

Identidade de Gênero

A identidade de gênero é a experiência da pessoa a respeito de si mesma e das suas relações com outros gêneros. É a maneira como ela se percebe na sociedade. Assim, a pessoa pode ser cisgênero, transgênero ou transexual.

Orientação sexual

A orientação sexual está relacionada ao lado afetivo, sexual e amoroso das pessoas. Nesse caso, você pode ser heterossexual e sentir atração por pessoas do sexo oposto ou ser homossexual, bissexual, assexual e pansexual. 

Nome social

O nome social é o nome pelo qual pessoas transgêneros e travestis preferem ser chamadas. Ele possui a mesma proteção concedida ao nome de registro.

Sexualidade

A sexualidade expressa a atração física e afetiva que sentimos por outras pessoas. A orientação sexual, portanto, trata das formas como sentimos afeto e atração sexual. O termo também pode ser usado por pessoas que não sentem desejos sexuais, como os assexuadas.

Lembrando que a sexualidade humana não é uma escolha. Por isso, utilizar a expressão "opção sexual" é um termo incorreto. Vamos sempre nos atentar aos detalhes!

O que significa a sigla LGBTQIA+?

Agora, vamos nos aprofundarmos no movimento e entender a particularidade e importância de cada letra da sigla.

Agênero

Agênero é uma identidade que denota ausência de gênero, gênero neutro ou ausência de identidade de gênero. Algumas pessoas também se identificam como agênero quando não entendem muito bem o seu gênero ou, apenas, não se importam com classificações por gênero. 

Andrógeno

Andrógeno é uma pessoa que, ao mesmo tempo, apresenta características femininas e masculinas. Assim, o andrógeno não se encaixa em um único estereótipo em relação à sua aparência.

Uma pessoa andrógena não é, necessariamente, gay ou lésbica ou qualquer outra identidade de gênero. 

Assexual

Assexualidade é a ausência de atração sexual. Assim, uma pessoa assexual é aquela que não se sente atraída fisicamente por ninguém, ou seja, não sente desejo sexual. No entanto, o assexual pode se envolver em um relacionamento. 

Bissexual

O bissexual é a pessoa que se sente atraída pelo gênero feminino e masculino. Ou seja, o bissexual não vive em uma dualidade entre homem e mulher. Ela, ainda, pode ter interesse por pessoas que não se identificam nem como homem, nem como mulher, como não-binários, andrógenos, entre outros.

Homens, mulheres, cis ou trans, transexuais e não-binários podem, também, se identificarem como bissexuais. Pois, como vimos, orientação sexual não é a mesma coisa que identidade de gênero.

Cisgênero

Cisgênero são as pessoas que se enxergam de acordo com os gêneros que lhe registraram ao nascer. Por exemplo, uma mulher cisgênera é aquela que se vê e se entende como mulher, que foi o gênero registrado quando ela nasceu, assim como para o homem cisgênero. 

Drag Queen/ King

A drag queen é o homem que, independentemente da sua orientação sexual, se assume artisticamente com o papel de uma personagem feminina. Como forma de expressão, entretenimento ou arte.

A drag king é a mulher que se veste e age como homem, assumindo um personagem masculino. 

Expressão de gênero

A expressão de gênero é a maneira como a pessoa se expressa. Ou seja, como a pessoa manifesta publicamente a sua identidade de gênero. Isso envolve tanto sua identificação nominal, ou seja, seu nome, assim como suas roupas, cabelos, seu corpo e forma de expressar a voz.

Gay

Gay é toda pessoa que se identifica como homem e têm interesse sexual pelo gênero masculino. 

Gênero fluído

Gênero fluido é uma pessoa que passa por mudanças na sua identidade de gênero. As mudanças podem ser graduais ou súbitas, constantes ou inconstantes, entre gêneros definidos ou indefinidos, entre outros. 

Intersexual

Intersex ou intersexual é o termo correto usado para designar uma pessoa que nasce com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não se encaixa na tipificação clássica de feminino ou masculino. 

Intersexual é o termo correto para se referir as pessoas que nascem com essa condição biológica e não hermafrodita.

Por exemplo, uma pessoa pode nascer com uma aparência feminina, mas uma anatomia interior majoritariamente masculina. Ou nascer com genitais que se situam entre masculino e feminino. 

Lésbica

Lésbica é toda pessoa que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres.

Não binário

O não-binário é uma pessoa que não se identifica com nenhum dos dois gêneros, ou seja, nem masculino ou feminino. São vários os tipos de não binariedade, sendo o agênero, gênero fluído e o andrógeno partes desse tipo. 

Queer

Queer é um termo "guarda-chuva", isto é, ele abriga diversas pessoas que não se encaixam nas identidades de gêneros tradicionais. Pode ser alguém que transita entre dois gêneros (masculino e feminino) ou se identifica como gênero fluído, andrógino, agênero etc.

Transgênero ou transexual

Transgênero é um termo amplo usado para representar toda a diversidade trans. O grupo é composto por travestis, mulheres trans, homens trans, pessoas transmasculinas, não-binárias, entre outros. 

Travestis e transexuais são pessoas que não estão em conformidade com o gênero imposto no nascimento. Atualmente, contudo, o termo transexual tem caído em desuso. O uso mais apropriado é transgênero ou pessoa trans

O termo travesti constitui uma identidade de gênero própria, está no espectro da feminilidade e é entendido como uma parte cultural local.

Reconhecer os direitos das pessoas é respeitar os direitos humanos. A Riachuelo segue o Fórum de Empresa e Direitos LGBTI+ desde 2019, um grupo de empresas que compartilham do compromisso de apoiar, promover e respeitar os direitos da comunidade LGBTQIA+. 

Portanto, agora que você compreendeu o que significa a sigla LGBTQIA+, consegue notar que orientação sexual e identidade de gênero são temas amplos. Por isso, a sigla tenta reunir diversos movimentos, agrupando todos sob a mesma bandeira: a do respeito

E aí, curtiu esse conteúdo? Na Riachuelo, nós trabalhamos com a moda inclusiva e acreditamos que ela é, também, uma forma de expressão!

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!