Color block: saiba como colorir seu guarda-roupa

O color block é uma tendência que veio para ficar. Descubra mais sobre essa febre e aprenda como deixar seus looks mais coloridos e originais. 

Helô

Publicado em 01/jul/2021

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

As brasileiras são conhecidas por amarem looks coloridos e marcantes. E, se você também se identifica com essa proposta, saiba que existe uma tendência incrível que é ideal para renovar o seu closet: o color block.

A tendência se tornou queridinha das brasileiras, porque consiste no uso de tonalidades autênticas e para lá de vibrantes. O mais legal é que o conceito ainda pode ser aplicado em variadas produções — tanto nas mais formais ou exclusivas para o office, quanto outras descomplicadas, que usamos para curtir os momentos de relax total

O color block surge para nos dar aquela dose extra de coragem de apostar em produções que vão além dos tons fortes em dupla com neutro. Assim, nada mais justo do que se atualizar e preparar o closet para uma chuva de tonalidades fantásticas.

Pensando nisso, produzimos um conteúdo especial com os detalhes dessa onda e que te ajudará a colocá-la em prática com facilidade. Vem com a gente e anote tudo!

O que é color block?

O termo color block, também conhecido como color blocking, vem do inglês e, traduzindo, significa "bloco de cores". Na prática, a ideia consiste em misturar uma ou mais tonalidades marcantes em um só look, promovendo um efeito único e original. 

Sucesso na década de 80, a técnica começou gradativamente a voltar para as passarelas. Isso porque, após passar um longo período em isolamento social, as pessoas estão sentindo um forte desejo de sair às ruas, se divertir e curtir cada segundo. 

Ao experimentar esse estilo, é possível utilizar tons contrastantes do círculo cromático ou variações de uma mesma tonalidade, assim como nos looks monocromáticos. Seja como for, até o visual mais básico ganhará ares novos, ficando pronto para se destacar e fazer com que você esbanje estilo por aí! 

Aprenda a combinar as cores do color block 

A princípio, muitas pessoas acreditam que, para aproveitar o color block, é preciso apenas utilizar qualquer tonalidade marcante em um look. Nada disso! Coordenar os tais blocos de cores é um exercício de criatividade e quem pega o jeito dificilmente irá parar de experimentar novas possibilidades!

Nesse processo, você precisará ter um cuidado extra e explorar as opções disponíveis no círculo cromático e que apresentam contrastes harmoniosos. Aqui, existem três opções de composições, que explicaremos nos próximos tópicos. Vamos lá?

Cores análogas

As cores análogas são aquelas que se encontram "lado a lado" no círculo cromático. Para identificá-las, não tem segredo: você só precisa analisar qual tonalidade está posicionada paralela a outra. 

Já se quiser encontrar uma cor análoga, mas sem utilizar o círculo cromático, você apenas terá que escolher um tom secundário e identificar quais são as tonalidades primárias que o formam. 

Quer ver só? O roxo é uma cor secundária, resultado da união do vermelho e do azul. Logo, essas três opções podem ser facilmente utilizadas em um look, sem que o mesmo fique desalinhado ou exagerado demais.

Cores complementares

Por outro lado, temos as cores complementares, que são aquelas que estão posicionadas em lados opostos do clássico círculo cromático. Elas também são conhecidas como "tonalidades opostas"

Normalmente, essas opções são formadas por um tom primário e outro secundário, como é o caso: 

  • Do vermelho com o verde; 
  • Laranja com o azul; 
  • E do roxo com o amarelo.

5 ideias de combinações para você se inspirar!

Após entender mais sobre o color blocking, nada mais justo do que se inspirar com algumas das combinações mais utilizadas do momento. 

Você conseguirá aplicar essa ideia em diferentes looks, como aqueles compostos por cropped e calça de alfaiataria, camisetas, shorts e regatas ou, simplesmente, em sobreposições ultraoriginais. Caso queira uma maior facilidade na hora de montar o look, opte pelos vestidos ou macacões e invista nos acessórios!

A seguir, listamos algumas possibilidades. Resista se puder!

1. Verde e lilás

Uma combinação leve e descontraída, a dupla verde e lilás é discreta e pode ser usada por quem não tem medo de ousar. Aplique a ideia em peças feitas em tecidos delicados e soltinhos, como o algodão e o cetim.

2. Laranja com roxo

Uma combinação marcante, o mix de laranja com roxo é excelente para chamar a atenção em todos os lugares. Se estiver com dificuldades em usar essa composição, tente aplicar os tons mais intensos nos acessórios. Uma produção totalmente roxa, ficará linda com um cinto ou lenço laranjinha. 

3. Rosa com azul

Temos também o bom e velho rosa com azul. É uma combinação discreta, essa opção pode ser montada até com o uso de calça blue jeans. Em contraponto, arremate o visual com um belo blazer ou blusa em tom de pink vibrante. Sem erro!

4. Vermelho e rosa

A dupla vermelho e rosa arrasam se combinadas no mesmo look, além de ser uma dupla democrático, pois você consegue combinar diferentes tons das cores, como o rosa. São tantas possibilidades que vai deixar a hora de criar de look mais divertida!

5. Monocromático

Caso seja amante de looks básicos e ainda esteja receio de experimentar looks mais coloridos e diferentes do seu dia a dia, tudo bem. Aposte em misturar diferentes tonalidades de uma mesma cor no look, com certeza vai trazer mais originalidade e, aos poucos, vai te impulsionar a criar combinações mais coloridas e diferenciadas!

Esperamos que você tenha curtido conferir os detalhes do color block e as nossas inspirações para aplicar essa proposta em seus looks diários. Quem sabe já não ouse também na maquiagem e a deixe mais colorida e abuse das cores

E mais! Caso tenha ficado interessada na ideia, aproveite para visitar as opções de roupas femininas da Riachuelo e encontrar peças em tons fantásticos, prontas para compor os mais diversos visuais. O efeito será inovador! 

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!