28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Uma data para refletirmos sobre diversidade, inclusão, respeito e a preservação dos direitos humanos na nossa sociedade. Um dia que nos convida ao debate sobre os desafios que ainda temos pela frente quando se discute representatividade. Reproduzindo as palavras do nosso CEO, Oswaldo Nunes, “Preconceito […]

user-blog-admin-uat

Publicado em 28/jun/2019

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Uma data para refletirmos sobre diversidade, inclusão, respeito e a preservação dos direitos humanos na nossa sociedade. Um dia que nos convida ao debate sobre os desafios que ainda temos pela frente quando se discute representatividade.

Reproduzindo as palavras do nosso CEO, Oswaldo Nunes, “Preconceito e desrespeito são intoleráveis aqui na empresa e fora dela também”.

Você já parou para pensar como essa luta começou?

Stonewall | O início de tudo

Se em pleno século XXI ainda temos muito a evoluir nas questões de gênero e orientação sexual, em 1969, as lutas eram ainda maiores. Foi na madrugada de 28 de junho desse ano, no bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, em Nova York, que um grupo de gays, lésbicas, transexuais e drag queens enfrentou policiais que os ameaçavam com violência. Era a segunda das seis noites de confrontos que ficariam conhecidas como Revolução Gay e iniciariam o movimento pelo reconhecimento dos direitos da população LGBTI+.

riachuelo-dia-orgulho-lgbti

50 anos depois

Cinco décadas após os protestos de Stonewall, a luta pela conquista de direitos LGBTI+ continua e grandes passos foram e estão sendo dados. Por aqui, temos novidades daquelas que dão orgulho de compartilhar: a Riachuelo acaba de se unir às empresas que estão comprometidas em promover o respeito a todos de forma igualitária. No dia 19 de junho, assinamos os 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que surge como uma mobilização de companhias empenhadas em tornar verdade a máxima da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“Integrar o movimento do Fórum é motivo de muito orgulho para nós. A diversidade sempre foi um pilar importante para a Riachuelo. Ao assinar, potencializamos a prática dos nossos valores: inclusão, cuidado e respeito, aproximando nossos clientes e fornecedores da causa. Os dez compromissos ajudam a tornar o nosso negócio cada vez mais inclusivo”, diz o diretor de gente e gestão, Mauro Mariz.

Entendendo que existe mais a ser feito, a iniciativa faz parte de um dos nossos projetos internos focados em garantir a transparência no nosso dia-a-dia. Uma pesquisa interna destacou que 94% dos colaboradores se sentem em um ambiente acolhedor e igualitário de trabalho aqui na Riachuelo, sabia? A pesquisa de engajamento foi realizada anonimamente e pela entidade AON – líder em consultoria de capital humano.

riachuelo-dia-orgulho-lgbti

“O Fórum surgiu em 2013 para articular em torno da promoção dos direitos LGBTI+ nas empresas signatárias e no ambiente empresarial. Estamos muito felizes em contar com uma companhia de âmbito nacional, pois ainda são raras entre as signatárias do nosso Fórum. A Riachuelo vai acrescentar muito ao movimento por conta do seu posicionamento, pela cultura de inclusão e a disposição de fortalecer boas práticas internamente e no ambiente de negócios. Estarmos aqui hoje significa muito para todo o público engajado no Fórum, além de mostrar que existem pessoas dispostas em contribuir com empresas mais inclusivas para uma sociedade mais sustentável. Todos podem e devem colaborar”, diz Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

A Riachuelo é uma das marcas que mais empregam e apoiam a questão da identidade de gênero no País (orgulho!) e, sim, somos uma das maiores empregadoras de transexuais do nosso segmento (orgulho de novo!). “Nos unimos ao Fórum por acreditar na visibilidade e promoção aos direitos LGBTI+. Aqui, trabalhamos para que as pessoas possam expressar sua individualidade, livre de rótulos e preconceitos. Vamos reafirmar o compromisso com a diversidade” afirma Mauro.

Talk sobre diversidade

Para firmar a parceria, a gente reuniu a diretoria e os colaboradores em São Paulo para prestigiar a assinatura da carta com os dez compromissos e participar de roda de conversa sobre diversidade, com troca de vivências, opiniões e esclarecimentos de dúvidas sobre os direitos.

Além disso, nosso CEO, Oswaldo Nunes, celebrou a nova vitória na luta contra a lgbtifobia. “Preconceito e desrespeito são intoleráveis aqui na empresa e fora dela também”. Falou e disse!

riachuelo-dia-orgulho-lgbti

Diversidade – De dentro para fora

Em abril deste ano, abrimos as portas da nossa fábrica em Natal para contarmos as histórias de alguns colaboradores na nossa primeira websérie, a Entre Costuras. O resultado foi uma série para o Youtube na qual reforçamos o nosso pilar de transparência, presente no Índice de Transparência Moda Brasil, do Fashion Revolution, em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), realizado em 2018.

Dentre os quatro episódios exibidos, o segundo, batizado de “Diversidade”, conta a história da colaboradora transgênera Bya Ferreira, Rchlover há três anos e uma das primeiras a receber o crachá com o seu nome social. “Este é um grande ano para a Riachuelo, pois, com a formalização do plano estratégico do pilar de sustentabilidade, conseguimos aumentar o engajamento em políticas e condutas mais sustentáveis dos nossos colaboradores e fornecedores”, finaliza Mauro Mariz.

riachuelo-dia-orgulho-lgbti

Fique ligado: Lgbtifobia é crime. Denuncie pelo Disque 100, pelo app Proteja Brasil ou pela Ouvidoria Online.

Quer saber mais sobre como denunciar casos de lgbtifobia? Acesse a página do Disque 100.

Quer conhecer nossa Política de Diversidade? Só clicar aqui.

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!