DESCUBRA A ORDEM DA MAQUIAGEM PARA NUNCA MAIS ERRAR

Você já se perguntou qual é a ordem correta de passar a maquiagem? Descubra agora o passo a passo para uma make perfeita.

Helô

Publicado em 13/jun/2022

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

diversos produtos de maquiagem em um fundo de mármore

Para conseguir uma make linda e impecável, além da escolha correta dos produtos, é fundamental se atentar para a ordem da maquiagem. Isso mesmo! Cada item foi produzido para trazer um efeito à pele e, por isso, o passo a passo de maquiagem precisa ser respeitado.

Quem está iniciando no universo da maquiagem pode acabar se sentindo um pouco perdida com tanta informação, não é mesmo? 

Mas não precisa se desesperar, nós montamos esse passo a passo super fácil com os principais produtos de maquiagem que você precisa usar. Confira!

Passo a passo da ordem da maquiagem

Na hora de fazer a make, é utilizado vários produtos de maquiagem, além disso cada produto tem o seu tipo de pincel de maquiagem adequado. E, claro, nós sabemos que não é fácil decorar tudo isso, por isso viemos te explicar tu-di-nho para conseguir aquele resultado perfeito de make de blogueira

E lembre-se que antes de utilizar qualquer produto de maquiagem, é fundamental que seja realizado um teste de alergia no dorso da mão. Combinado?

Agora, vamos seguir para o passo a passo!

Passo 1: Limpeza e hidratação

O primeiro passo da ordem da maquiagem é a limpeza e a hidratação. Essa é uma etapa muito importante para deixar sua pele pronta para receber os outros produtos – além de aumentar a durabilidade da sua maquiagem!

  1. A limpeza correta é feita com água fria e um sabonete adequado ao seu tipo de pele; 
  2. Seque bem e passe um algodão com água micelar para retirar as impurezas e resíduos de outras maquiagens ou produtos que você possa ter usado (como cremes de tratamento);
  3. Finalize aplicando uma camada do creme hidratante de acordo com o seu tipo de pele. Quem tem pele oleosa, também precisa hidratar e pode usar um sérum ou gel creme. 

É importante ressaltar que, independente do seu tipo de pele, não é bom exagerar na quantidade de hidratante

Veja também nosso conteúdo com o passo a passo skincare para cuidar da pele e deixá-la saudável na hora de aplicar a make! 

Passo 2: Primer

Com a pele limpa, chegamos no segundo passo da ordem da maquiagem. É a hora de começar aplicando o primeiro produto de maquiagem: o primer. Ele auxilia no processo de preparação, alisando e iluminando a pele.

Além disso, o primer ajuda a fixar os demais itens, fazendo a sua make durar por mais tempo – e, para as peles oleosas, ele ajuda a controlar melhor a produção de óleo ao longo do dia.

Ficou interessada no primer? Dê uma olhada na nossa categoria e dê um up na sua make!

Passo 3: Base e corretivo

A base é fundamental para iluminar a pele, uniformizar o tom e cobrir as imperfeições. Existem várias opções como a líquida, a cremosa ou a compacta.

  • Líquida: cria um efeito mais natural e é mais fácil de aplicar. 
  • Cremosa: tem alta cobertura, com um efeito mais pesado, cobrindo melhor as imperfeições (é ideal tanto para as makes noturnas ou mais elaboradas, como para festas). 
  • Compacta: oferece um efeito natural e bem sutil, perfeita para aqueles dias em que você não quer sair sem make – e nem parecer muito maquiada.

Outro ponto importante é escolher corretamente o tom da baseque deve ser o mesmo da sua pele

Dica: passe o produto na região do maxilar inferior, assim você terá uma ideia melhor da cor certa.

pincéis de maquiagem em cima de recipientes com base em pó
 Cobrir as imperfeições é uma das etapas mais importantes na ordem da maquiagem e, tanto a base quanto o corretivos, podem ser seus melhores amigos.

Além da base, outro aliado para cobrir as imperfeições é o corretivo. Ele pode ser usado para disfarçar as olheiras, marcas de espinha e outros detalhes. Para as olheiras, escolha um corretivo 2 tons abaixo da pele – e para as demais imperfeições, use um corretivo da mesma cor da sua pele.

Dependendo do que você quer cobrir, vale a pena investir em corretivos com cores. O verde é para disfarçar as espinhas vermelhas, o amarelo para as olheiras mais roxas e o lilás para as olheiras marrom.

Aplique primeiro a base, espalhando bem e depois o corretivo. Para as olheiras, ele deve ser aplicado logo abaixo dos olhos, formando um triângulo. Você também pode aplicar o corretivo na pálpebra, para fixar melhor a sombra.

Já viu o quanto o corretivo e a base são importantes, não é? Então garanta os melhores para sua pele na Riachuelo!

Passo 4: Sombra

Você pode escolher a cor de sombra que desejar. Tudo depende do seu estilo e do seu gosto! 

Uma dica, contudo, é brincar com mais tonalidades, optando por um mais escuro no côncavo, para dar profundidade.

  1. Comece aplicando uma cor mais clara em toda a pálpebra;
  2. Depois, com uma cor um pouco mais escura, marque o côncavo – com movimentos suaves de um lado para outro. No canto externo do olho, aplique uma sombra mais escura – e no canto interno, uma mais clara;
  3. Finalize com uma sombra clara e luminosa ou com um iluminador logo abaixo da sobrancelha, iluminando e levantando o olhar.

Claro que essas são dicas básicas – e você pode brincar com as sombras como preferir, deixando sua make mais séria ou mais leve, dependendo da ocasião.

Quanto mais cores de sombra, melhor para criar makes diferentes. Confira as opções incríveis da Riachuelo!

Passo 5: Delineador e máscara de cílios

Para finalizar os olhos, é hora de trazer mais definição e volume para os cílios e criar um acabamento para a maquiagem dos olhos. Se quiser, poderá usar um curvex antes de aplicar a sombra.

Use o delineador na pálpebra, junto a linha dos cílios. Para uma maquiagem mais tradicional, invista nas cores neutras, como preto ou marrom. Se quiser ousar, prefira os delineadores coloridos.

delineador e máscara de cílios em fundo rosa demonstrando o quinto passo da ordem da maquiagem
É importante estar atenta ao tipo de rímel e delineador que mais faz sentido para ter o efeito desejado na make.

Caso tenha muita dificuldade em fazer o delineado, que tal usar a sombra? A aplicação é feita com o pincel chanfrado com a ponta ligeiramente molhada. Escolha a sombra da cor que você deseja e aplique como se fosse um delineador em gel.

Finalize com a aplicação do rímel, com movimentos da base dos cílios até as pontas

Quer uma make nos olhos de arrasar? Confira nossas opções de delineadores e máscara de cílios!

Passo 6: Pó compacto e blush

Para fixar a maquiagem, use um pó compacto translúcido ou da cor da sua pele em todo o rosto. Aplique com um pincel grande e macio.

Caso queira um aspecto mais bronzeado e saudável, pode usar um pó bronzeador nas laterais do rosto, debaixo do pescoço e nas têmporas. O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto.

pincel de maquiagem pegando uma pequena quantidade de um recipiente com blush em pó rosa
Se o que você quer é uma make iluminada e que dure mais tempo, não pode ficar sem pó compacto ou blush!

Alerta para a cor do blush:

Quem tem a pele clara, deve optar pelos tons de pêssego e de cereja, que conferem um aspecto mais natural. Para as peles amareladas e orientais, as tonalidades mais rosadas são ideais, porque neutralizam e trazem equilíbrio. Já as peles escuras e pardas devem optar por uma paleta mais terrosa, inclusive com pigmentos de bronze e dourados para as makes noturnas.

Deixe suas makes diferenciadas com as opções de pó compacto da Riachuelo!

Passo 7: Batom

A cereja do bolo é o batom. E aqui é preciso cuidado para criar equilíbrio. Se você fez uma make mais marcada nos olhos, com cores fortes ou escuras, prefira um batom mais nude ou cor de boca. Já se os olhos estão leves, com sombra clara (ou até sem ela), pode investir em um batom mais marcante, como um vermelho ou outros tons chamativos.

cinco batons lado a lado em tons gradativos do vermelho ao rosa
Escolher a cor do batom é a peça chave para concluir uma make perfeita.

Se quiser aumentar a durabilidade do batom, o truque é fazer o delineado dos lábios com lápis específico.

Confira as cores incríveis de batom da Riachuelo!

Viu só, como a ordem da maquiagem é importante e ajuda a tornar sua make mais bonita e mais durável? Aproveite e encontre os produtos ideais para seu tipo de pele na Riachuelo! 

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!