CONHEÇA OS 7 ESTILOS DE ROUPAS UNIVERSAIS DA MODA

Do estilo tradicional e clássico ao boho e vintage, você entende quais são as diferenças entre os estilos de roupa? Continue a leitura que nós te explicamos tu-do sobre os 7 estilos universais da moda!

Helô

Publicado em 01/ago/2022

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

designer de moda profissional trabalhando  em um fundo

Roupa clássica, roupa romântica, roupa moderna. Todo mundo já usou alguma dessas expressões algum dia, não é mesmo? Mas, de verdade, você conhece quais são as principais características dos estilos de roupa?

Basicamente, podemos dividir em 7 os estilos universais de roupas. Entender cada um deles é fundamental, para que você saiba qual combina melhor com a sua personalidade. E, assim, criar looks incríveis.

Vem com a gente e veja as dicas que separamos!

Quais são os estilos de roupa que existem?

São inúmeros os estilos de roupa que existem. Eles podem variar no uso das cores, cortes, peças, entre outros. E, muitos, ainda podem mudar e se atualizar a cada ano.

Há quem ame misturar diferentes estilos, tendências e referências, criando um look único e cheio de personalidade. Ou, ainda, vestir-se com um estilo diferente a cada dia.

Contudo, é importante ter uma ideia de qual é o seu estilo predominante. Assim como entender as características e referências principais de cada um deles.

Em termos técnicos, existem 7 estilos universais de roupas, que traduzem o comportamento de diferentes consumidores atuais. Você pode investir em apenas um deles, ou misturá-los conforme sua personalidade.

Os 7 estilos de roupa universais da moda 

mulher em roupas de estilo retrô laranja sorrindo em pé em um plano de fundo laranja

Os 7 estilos de roupa universais foram criados pela consultora de moda norte-americana Alyce Parsons. Ela criou o termo quando desenvolveu o sistema PASS (Análise de Proporção, Seleção de Estilo, em inglês).

Esse sistema foi desenvolvido com base nos padrões comportamentais e de personalidade, retratando os consumidores padrão ao redor do mundo e funcionando como referências para a moda e o design no geral.

A divisão é feita em dois grandes grupos: os estilos clássicos e os não-clássicos.

Os clássicos também são conhecidos como Classic Core Essential Styles e representam a base e o núcleo de todas as roupas. Os estilos agrupados dentro dessa categoria são: tradicional, elegante e esportivo.

Já os não-clássicos são aqueles que não compõem o pilar da moda, contudo são conhecidos suficientemente para serem referências universais. Outra característica predominante é o uso de acessórios. Entre eles estão os estilos: criativo, moderno, romântico e sexy.

Vamos ver em detalhes?

Estilo tradicional  

O estilo tradicional é o que predominam as peças clássicas como camisas, blazers, blusas minimalistas, saias lápis e calças de alfaiataria.

As cores são neutras e sóbrias, com predomínio do branco, preto e cinza. Esse estilo é prático e garante looks elegantes e sóbrios que podem ser usados no trabalho e em qualquer outra ocasião.

Geralmente, as mulheres adeptas ao estilo tradicional gostam de um ar formal e elegante nas produções e podem transmitir imagens de seriedade, discrição e formalidade. As roupas são atemporais, de qualidade superior e preço mais elevado, porque costumam durar anos.

Estilo elegante  

O estilo elegante é marcado pela sofisticação. As roupas são de ótimos tecidos, com caimento impecável e combinadas com acessórios e sapatos atemporais.

Da mesma forma que o estilo clássico, o elegante também usa peças de alfaiataria, porém com um design mais contemporâneo. Além disso, as peças têm um design plano (com pouca textura), cortes retos e modernos e são mais refinadas.

Aqui, as mulheres transparecem sensações de segurança, imponência e sofisticação. É uma pessoa moderna, atual e antenada na moda.

A cartela de cores é composta por tons terrosos, tom sobre tom, neutros, caquis, bege, cinzas, azul marinho e muito preto. As estampas são clássicas como poá, listras, navy, abstratos e outras mais discretas.

Estilo esportivo  

Esse estilo é mais despojado e criativo, com peças que prezam pelo conforto e casualidade. Em alguns casos, o estilo esportivo pode ser conhecido como estilo básico. As principais palavras que o definem são praticidade e conforto.

Ao contrário do que o nome pode sugerir, as peças de roupas não são apenas para praticar esporte. A origem do nome está ligada à ideia de que, para fazer atividades físicas, as roupas precisam ser confortáveis e inteligentes. E essa é a premissa básica do estilo esportivo.

Assim, algumas peças tradicionais desse estilos são as em jeans, algodão e outras fibras naturais, além de roupas frescas e práticas, que favorecem a movimentação no dia a dia. Por isso, a presença marcante do tênis ao invés do salto.

No guarda-roupa da mulher com esse estilo, você encontra peças coringas que vão bem com tudo - como, por exemplo, jeans, camisetas e moletom -, cores básicas e versáteis fáceis de combinar entre si, looks confortáveis e com tecido em bom caimento e estampas clássicas (por exemplo xadrez e listras).

Estilo criativo 

Entrando nos estilos não-clássicos, temos o estilo criativo. A ideia é criar looks mais ousados que brinquem com as cores, formas, texturas e estampas. Ele pode misturar outros estilos e épocas, adaptando a dose de criatividade dependendo da formalidade exigida para a produção.

Algumas características tradicionais das roupas criativas são: estampas de todos os tamanhos e cores (animal print, florais, geométricas), mistura de jeans e tecidos fluidos, peças clássicas com tênis, muita informação de moda (especialmente com a mistura de cores e texturas) e mistura de uma peça sofisticada com outra mais despojada.

Esse é o estilo favorito das mulheres expressivas e livres de regras, que gostam de brincar com a moda para criarem suas próprias identidades. É ideal para pessoas originais, independentes, bem humoradas e seguras de si.

 mulher com casaco bege sacolas de compras olhando para

Estilo moderno   

O estilo moderno pode ser chamado também de estilo urbano. Ele pode ser encarado como uma adaptação do estilo clássico à vida urbana e versátil.

As peças presentes nesse guarda-roupa são fortes e impactantes e podem ter um toque masculinizado ou andrógeno, mas sem perder a delicadeza.

Alguns dos itens presentes no estilo moderno são: peças assimétricas, cores fortes (com predominância do preto e do branco), tons que contrastam entre si, minimalismo, poucos acessórios, modelagens diferentes e ousadas, cortes diferenciados, formas geométricas, tecidos como jeans e couro, t-shirts, brilhos metálicos e algumas peças de alfaiataria.

As mulheres do estilo moderno são ousadas, atualizadas e sabem o que querem. Isso também vale para a moda masculina, já que muitos rapazes podem seguir o estilo. O importante é ter uma personalidade marcante, sabendo qual é o seu lugar no mundo e lutando para conquistar o que desejam.  

Estilo romântico  

O estilo romântico é aquele que enfatiza a feminilidade. Para isso, conta com vários elementos vintage, como a cintura marcada, bastante presente na moda dos anos 50 e 60. Porém, é possível mesclar o vintage com peças mais contemporâneas, mas sempre com um toque bastante delicado.

Alguns elementos muito presentes nesse estilo são: laços, babados, rendas, transparências, florais delicados, pérolas e pedrarias, plissados, mangas bufantes e tecidos fluidos como cetim, chiffon e tule.

Os tons pastéis são muito presentes, assim como as estampas de poá e florais. As peças mais comuns são vestidos, saias godês midi, calças e shorts de cintura alta, camisas e blusas com gola laço, gola Peter Pan, entre outros.

Esse é um estilo excelente para mulheres mais delicadas, sensíveis, sonhadoras e doces. Também é possível combinar as peças desse estilo com uma pegada mais moderna, “atualizando” a versão da mocinha sonhadora.

Estilo sexy  

Por fim, temos o estilo sexy, que visa valorizar as formas corporais, com peças que realçam o aspecto curvilíneo.

Por isso, as roupas no estilo sexy são mais ajustadas ao corpo, com mais pele à mostra e cintura marcada. O atributo sexy não se restringe apenas às roupas, mas também aos demais acessórios e detalhes, além da personalidade da mulher, que é mais segura de si, forte e poderosa.

As peças costumam ser clean, mas justas e com decote acentuado, fendas ou recortes. O salto alto e fino também se faz presente, ajudando a chamar atenção para partes estratégicas do corpo.

A mulher adepta do estilo sexy gosta do jogo de “esconde e mostra”, com tecidos transparentes e outros mais ajustados ao corpo como tule, organza de seda, renda e crepe georgete, além do couro e de estampas como animal print. 

Os acessórios também são mais marcantes, assim como a make é mais poderosa e cheia de confiança.

Existem outros estilos de roupa?

roupas com todos os estilos de roupas da moda em um rack em um fundo claro

Embora os 7 estilos de roupa que citamos sejam os universais, eles não são os únicos. Alguns outros acabaram surgindo como uma ramificação destes principais. Entre eles estão: 

  • Boho: marcado pela mistura de várias tendências, especialmente o hippie, boêmio, folk e vintage;
  • Rocker e punk: estilos que exalam atitude e personalidade, com itens como couro, spikes, calça jeans, caveiras, coturnos, xadrez, cores escuras e camisetas de banda;
  • Ladylike: estilo com inspiração retrô com cores e tecidos suaves, detalhes como babados e franzidos e uma forte inspiração na moda dos anos 40, com cintura marcada e estampas florais;
  • Geek: semelhante ao nerd, com peças que fazem referência a jogos, livros, filmes, seriados, HQ e tecnologia;
  • Vintage: estilo que recupera a moda dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, com peças clássicas como o jeans e outras inspiradas em décadas passadas como estampas em poá;
  • Minimalista: preza por um guarda-roupa funcional, com peças assertivas e atemporais, como a camisa branca, calça de afaiataria, calça jeans etc.;
  • Natural chic: transmite uma imagem leve e despretensiosa, com peças em tecidos naturais (algodão, linho e viscose), com toque macio e que promovem sensação de conforto e bem-estar.

Dicas para descobrir o seu estilo pessoal

Lendo sobre os estilos de roupa, é bem provável que você já tenha uma ideia de qual combina melhor com a sua personalidade, não é mesmo?

Lembrando que você não precisa ter um estilo único e imutável. É possível mesclar referências e até usar estilos diferentes, dependendo do seu mood e do ambiente.

Portanto, para te ajudar ainda mais, separamos algumas dicas importantes:

  • Procure referências de pessoas que você curte o look e tente entender o estilo de roupa que elas usam;
  • identifique os padrões que você mais gosta, como as cores, materiais, tecidos, cortes de roupa, silhuetas, acessórios etc.;
  • avalie o seu estilo de vida e a sua personalidade;
  • busque um equilíbrio entre quem você é e a imagem que deseja refletir nos outros;
  • aceite as mudanças ao longo da sua vida e adapte o seu estilo a elas;
  • experimente novas combinações e quebre padrões;
  • permita-se mudar de estilo sempre que quiser e descobrir mais sobre você mesma!

Depois de todas essas dicas, você já sabe tudo sobre estilos de roupa? Então, confira as opções da Riachuelo para agradar a todos os estilos e personalidades!

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!