Aprenda o passo passo de como fazer a maquiagem monocromática!

Descubra o passo a passo para criar uma maquiagem monocromática e aprenda como harmonizar tons para realçar sua beleza!

Helô

Publicado em 16/nov/2023

Icone do facebook Icone do twitter Icone do Linkedin

mulher fazendo uma maquiagem monocromática para sua cliente

Já ouviu falar na maquiagem monocromática? Essa é uma tendência para as próximas estações, mas é tão versátil que aposto que você vai querer usar o ano todo!

A maquiagem monocromática, como o nome sugere, é aquela em que é utilizada uma mesma cor para fazer toda a make, seja nos mesmos tons ou não. Isso cria uma uniformidade no look, que fica harmonioso quase que instantaneamente.

Vamos entender um pouco mais e aprender como fazer uma maquiagem monocromática

O que é uma maquiagem monocromática?

Maquiagem monocromática é quando você utiliza uma única cor ou tom para fazer toda a sua maquiagem. Ou seja, os olhos, boca e bochechas todos têm variações da mesma cor, estão na mesma cor. 

A ideia é deixar tudo combinando com harmonia, já que seguem a mesma cor, mesmo que de tons diferentes. Por exemplo, se você escolher um tom de rosa, vai usar diferentes tons de rosa nos olhos, lábios e bochechas. 

Pode ser sombra, batom e blush na mesma cor ou com variações sutis, criando uma unidade visual quando alguém observa a make.

Essa é uma grande tendência para as próximas estações, o que é ótimo para quem gosta de praticidade um look mais uniforme. Mas também é possível ousar com cores, desenhos e aplicações. Vamos dar uma olhada!

Como escolher a cor principal da maquiagem monocromática?

Quando se fala em maquiagem: não existem regras. Você pode usar sua criatividade para fazer uma maquiagem monocromática da cor que quiser. Mas, se quer se aventurar em terreno seguro, a gente te ajuda!

Uma make clássica, em tons de marrom, fica linda em praticamente todo mundo e pode ser um ótimo começo para fazer uma maquiagem monocromática. 

mulher usando sombra em tom terroso em sua make monocromática

Para isso, utilize sombra marrom, mais marcada, um contorno  definido e os lábios e tons de marrom. É uma ótima opção para eventos mais chiques e elegantes.

Para quem vai para ambientes mais descontraídos ou até mesmo para o dia a dia, os tons avermelhados são ótimos para dar uma reavivada no visual. Aqui a dica é utilizar nos olhos e na boca a mesma cor que no blush. O efeito é lindo e leve!

Se quiser ousar em uma make colorida e fazer uma maquiagem monocromática de presença, use as cores ao seu favor: vinho, rosa- escuro, rosa, tons arroxeados… todas essas são ótimas opções. 

Você ainda pode fazer um olho mais detalhado, mas sem fugir das cores definidas da make. 

Como fazer uma maquiagem monocromática?

Vamos ver como fazer uma maquiagem monocromática? Acompanhe e veja como é fácil! 

Passo 1: prepare a pele 

A aparência da maquiagem é resultado de como a pele foi preparada antes. Por isso, capriche na limpeza e na hidratação. Lave bem o rosto e hidrate com um produto indicado para seu tipo de pele. 

Depois, passe o primer, se desejar, ou já comece aplicando a base e o corretivo,  uniformizando a pele. Se desejar, sele com pó compacto ou solto para que a make dure mais.

Passo 2: escolha a cor da maquiagem 

Antes de sair aplicando o produto, escolha a cor da sua maquiagem. Vai ser em tons neutros e terrosos? Rosa ou avermelhados? Quem sabe um bem colorido?  Escolha de acordo com a ocasião, com seu estilo ou suas roupas.

Os tons mais neutros são ótimos para ambientes mais formais ou para o dia a dia, já que são mais básicos. Os avermelhados trazem mais vida ao rosto. E os coloridos são ousados, ótimo para momentos de descontração e lazer. 

: imagem de um iluminador com tom rosa em um fundo branco

Passo 3: olhos 

Escolhida a cor, vamos para os olhos. Você pode fazer um olho simples, apenas esfumar a sombra na pálpebra, mas também pode ser mais detalhista e criar uma super produção, mesmo com apenas uma cor. 

Nesse segundo caso a dica é usar diferentes tons de uma mesma cor para criar profundidade e detalhar mais os olhos. Vale sempre considerar a ocasião. 

Passo 4: blush 

Dependendo da cor escolhida, o  blush pode se tornar um dilema, principalmente se a maquiagem monocromática for colorida. Nesse caso, vale a pena considerar deixar o blush de lado, para que não destoe do resto das cores. 

 mulher usando uma sombra rosa

Agora, se sua maquiagem monocromática é nas cores mais comuns, o blush pode ser um aliado. Nos tons terrosos, use um blush mais queimado e aplique contorno também. Em tons avermelhados, deixe o blush mais marcado. 

Passo 5: lábios   

Na hora de fazer os lábios, você pode tanto passar um batom da mesma cor do resto da maquiagem quanto optar por uma boca mais “apagada”, para destacar o restante da maquiagem. 

paleta de maquiagem colorida em cima de uma penteadeira

Para o dia a dia ou eventos mais formais, uma boca nude ou marrom fica linda, assim como uma boca natural para uma make de tons avermelhados. No caso da maquiagem monocromática colorida, deixar a boca sem tanto destaque pode ser uma opção, use sua criatividade!

Passo 6: iluminador 

Apesar de geralmente não ter uma cor definida, os iluminadores fazem toda a diferença no acabamento da make. Ou seja, mesmo que não seja da mesma tonalidade, finalize sua make com o iluminador para destacar a pele e as cores escolhidas!

Deu vontade de usar uma maquiagem monocromática? Essa é uma tendência que vale a pena ficar de olho, pois pode ser uma grande aliada para o dia a dia. Aproveite para dar uma olhada em nossa seção de maquiagem e renovar suas makes!

Últimas histórias

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!