Cria5 Cadeia limpa

cria

Gestão Sustentável da Cadeia

E é para garantir que práticas responsáveis estejam sendo cumpridas em toda nossa cadeia de fornecimento que contamos com o nosso Código de Conduta para Fornecedores e Terceiros e nossa Política de Sustentabilidade.

Todos nossos fornecedores e fabricantes devem cumprir com os rigorosos padrões de gestão e práticas estabelecidas pela companhia por meio desses documentos.
Além disso, contamos com um departamento dedicado exclusivamente para a Gestão de Cadeias, responsável por monitorar nossos fornecedores para que cumpram o nosso Código de Conduta.
Nosso programa de compliance de fornecedores monitora o cumprimento da legislação trabalhista e da legislação ambiental local. No que se refere a sua cadeia de fornecimento a Riachuelo se compromete ainda a monitorar o cumprimento das legislações ambientais locais por parte de seus fornecedores com atenção especial para a gestão da água, gestão de resíduos, mudanças climáticas e proteção da biodiversidade. Os mesmos compromissos são exigidos para os fornecedores internacionais, respeitando a legislação dos países em questão por meio de certificações mundialmente reconhecidas, como BSCI, Intertek, SGS e Bureau Veritas.

Anualmente, auditamos 100% de nossa cadeia de fornecimento nível 1 e nível 2, incluindo auditorias sociais e de rastreabilidade em toda cadeia de fornecedores nacionais de produto com apoio de uma equipe interna e auditorias terceirizadas. Nossos fornecedores são certificados pela Associação Brasileira de Varejo Têxtil (ABVTEX) seguindo as melhores práticas socioambientais aplicadas no mercado e auditados periodicamente por nosso programa de conformidade de fornecedores. Dentro desse programa, é possível evidenciar o cumprimento e grau de maturidade dos fornecedores por meio de sua classificação ouro, prata e bronze. Também são auditados por auditores internos e por certificadoras internacionais. Os fornecedores devem assumir um compromisso com seus trabalhadores com base em uma relação de trabalho reconhecida por meio da lei e da prática nacional, incluso quando se trata de trabalho de casa e/ou teletrabalho, quando o trabalho permitir e estiver previsto por lei.

Auditoria de fornecedores

Também possuímos a prática de analisar a capacidade produtiva de nossos fornecedores

Evitando assim subcontratações não declaradas pelos fornecedores. Após a realização da auditoria social, podem ser gerados, quando necessário, planos de ações corretivas monitorados pela Riachuelo.

Plano de ação

Após a realização de auditoria inloco, é gerado um relatório de auditoria no qual são previstas, quando necessário, ações corretivas a serem monitoradas e cobradas por nossa equipe de Planos de Ação. Todas as não conformidades detectadas têm prazo para adequação e, em caso de não adequação, o fornecedor é excluído de nossa cadeia produtiva.

Além do controle através dos planos de ação, também trabalhamos com uma Tabela de Penalidades que trata de itens com maior periculosidade e reincidência. Essa tabela de penalidades é a mesma utilizada pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX).

InPACTO

Desde 2017, somos apoiadores institucionais do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), organização não governamental criada em 2012, que tem como missão promover a prevenção e a erradicação do trabalho escravo na cadeia produtiva.

O InPACTO oferece ferramentas de monitoramento e avaliação, capacitações, treinamentos e outras iniciativas para que as empresas possam promover práticas mais responsáveis e éticas em suas operações.

cria

Due Diligence

O Due Diligence é um procedimento que visa fazer pesquisas aprofundadas acerca de uma empresa.

Além das auditorias sociais, realizamos constantemente a devida diligência em nossos fornecedores de produtos, de primeira e segunda linha, e em nossos sellers do Marketplace. O nosso objetivo é garantir o respeito aos direitos humanos e, sobretudo, o cumprimento das obrigações trabalhistas. Para isso, há um processo de acompanhamento estabelecido, que tem como consequência planos de ações corretivas para que, uma vez constatadas situações de irregularidade, elas possam ser corrigidas e reparadas.
O nosso objetivo é garantir o respeito aos direitos humanos e, sobretudo, o cumprimento das obrigações trabalhistas.
Para esse processo, a Riachuelo realiza consultas constantes das situações de regularidade em seus fornecedores, nos intervalos das auditorias sociais, por meio da captação de documentação trabalhista e ambiental de suporte.
As checagens são realizadas por profissionais dedicados ao tema e planos de ações são elaborados e discutidos com os fornecedores, dentro de prazos previamente estabelecidos para a reparação.
Formação de fornecedores – eventos e sensibilizações
A Riachuelo realiza periodicamente formações individuais e coletivas com toda sua cadeia produtiva com o objetivo de garantir o cumprimento de seu Código de Conduta para Fornecedores, além de impulsionar o desenvolvimento dos mesmos. Tal iniciativa faz parte de uma das diversas etapas do processo de Due Diligence que a Riachuelo realiza com todos os fornecedores.

Principais riscos envolvidos:

Embora o Due Diligence seja um processo importante para realizar uma tomada de decisão baseada em dados, existem alguns riscos que devem ser considerados, como: riscos sociais, ambientais e financeiros.

Riscos sociais:

  • Não recolhimento da Seguridade Social
  • Não recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
  • Não pagamento de salários no prazo da lei
  • Presença no Cadastro de Empregadores que utilizam mão-de-obra análoga a de escravo
  • Ausência de certificações do setor: ABVTEX, SMETA e outras certificações sociais
  • Horas extras excessivas
  • Falta de contratos de trabalho

Riscos ambientais correlatos:

  • Ausência de certificações ambientais aplicáveis, a depender da atividade principal da empresa
  • Falta de tratamento de efluentes
  • Falta de um programa consistente de gestão de químicos

Riscos financeiros:

  • Grau de endividamento da empresa
  • Inadimplemento de impostos

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!