CRIA2 meio ambiente

Mudanças climáticas

Estamos sempre atentos aos impactos ocasionados pelas mudanças climáticas sobre o meio ambiente e a sociedade,

A Riachuelo quantifica anualmente as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes de suas operações, incluindo todas as fábricas, centros logísticos e lojas. A quantificação desses poluentes é o primeiro passo para a mitigação de nossas emissões. O link do registro público do GHG Protocol onde constam todos os inventários publicados na Riachuelo: registropublicodeemissoes.fgv.br/participantes/3408 Nos inventários publicados no link acima, são listadas as categorias consideradas em cada um dos Escopos de emissão, inclusive o Escopo 3.

Esse monitoramento é realizado com a elaboração dos Inventários Anuais de Emissões de GEE, de acordo com os critérios e metodologia do GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard. Por meio desse monitoramento, identificamos as principais fontes de emissão e estabelecemos a meta de reduzir 30% de nossas emissões diretas de Gases de Efeito Estufa em 2022.

No início de 2022 a Riachuelo assinou o compromisso com a SBTi para elaboração de uma meta de redução de emissões baseada na Ciência. Ao longo de 2022 a proposta de meta de redução foi elaborada nos moldes da metodologia oferecida pela SBTi e, neste momento, estamos em vias de submeter a proposta para aprovação da SBTi, incluindo metas de redução abrangendo os escopos 1, 2 e 3. A página da SBTi lista as empresas comprometidas (que já assinaram o compromisso) e com metas já aprovadas: sciencebasedtargets.org/companies-taking-action.

Desde 2021 a Riachuelo realiza anualmente o reporte aos questionários Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica do CDP - Carbon Disclosure Project. O preenchimento destes questinários inclui o reporte dos investimentos anuais relacionados à mitigação das mudanças climáticas e descarbonização. Em 2022, o investimento em descarbonização, a ser reportado no CDP 2023, será de R$ 465 mil reais associados à gestão de carbono e mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Demais informações relativas a estes investimentos e de anos anteriores podem ser encontradas nos questionários do CDP preenchidos pela Riachuelo, disponibilizados em: www.cdp.net/pt/responses?queries%5Bname%5D=riachuelo

logo1

A Riachuelo é Selo Ouro do Programa Brasileiro do GHG Protocol

logo2

Estamos no Carbon Disclosure Project

Em 2022, cumprimos a meta voluntária para reduzir nossas emissões de GEE de nossas operações diretas (escopo 1 e 2) em 30% tendo como ano base 2019.

Outro reflexo de nosso comprometimento é nosso avanço no Carbon Disclousure Project em Mudanças Climáticas ao conquistarmos a nota B+. O CDP é uma entidade que opera um sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. Confira aqui nosso report ao CDP.

cria agua

ÁGUA

Atualmente, apenas 1,2% da água da Terra está disponível para o consumo humano, gerando um grave problema para as gerações futuras e o planeta. Fazer uma gestão responsável do uso da água é uma missão da Riachuelo.

A Riachuelo vem unindo esforços, aliando tecnologia e inovação para impactar cada vez menos o meio ambiente em suas operações. Prova mais recente desse movimento é que a Riachuelo foi a única empresa brasileira do varejo têxtil a conquistar a nota A-. Nós atingimos o nível máximo de liderança no Programa de Segurança Hídrica do CDP, entidade que opera um sistema global de divulgação para gerenciar os impactos ambientais.
O CDP reconheceu a forma como a Riachuelo gerencia a água em seus processos produtivos, bem como pela maneira transparente com que reporta suas informações ao mercado.
Entre nossas ações na redução do uso da água estão nossos processos e tecnologias mais eficientes que reduzem significativamente o consumo de água: como o ozônio, laser e nebulizações. Essas tecnologias permitem reduzirmos em até 20 vezes a utilização de água. Nosso jeans, por exemplo, consome 90% menos água em seu processo de produção que um jeans comum.
Além disso, contamos com nosso Programa de Gestão Hídrica implementado em todas as Unidades Operacionais, que monitora mensalmente as captações de água nas diversasr fontes e permite que identifiquemos oportunidades de economia e o uso mais eficiente da água em seus processos
A Riachuelo é a única empresa brasileira do varejo têxtil a obter a nota A-, alcançando o nível máximo de liderança no Programa de Segurança Hídrica do Carbon Disclosure Progress.

cria

Gestão de químicos

A Riachuelo investe em tecnologia e inovação para reduzir o consumo de produtos químicos durante seus processos produtivos. Na fabricação de nosso jeans em nossa planta de Natal, por exemplo, atuamos com as seguintes frentes tecnológicas que reduzem em até 85% a necessidade de seu uso:

Em 2021, treinamos os colaboradores envolvidos no processo produtivo para controle de produtos químicos nos processos úmidos da fábrica de Natal. Elaboramos o inventário e identificação da composição química, seguindo protocolo ZDHC (Programa de Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos).

cria
cria

ENERGIA

A Riachuelo busca constantemente o uso de energia a partir de fontes renováveis e a eficiência energética em suas operações.

Em 2022, fechamos o ano com 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, a partir da aquisição dos Certificados de Energia Renovável (IRECs) que asseguram a rastreabilidade de 100% da energia elétrica consumida pela Grupo. Além disso, finalizamos 2022 com 100% das lojas operando com lâmpadas LED nas áreas de venda.

Biodiversidade

A Riachuelo também atua fortemente quando se fala em regenerar ecossistemas e promover a biodiversidade do planeta.
Na Floresta Amazônica - Atuamos com a Saving The Amazon no plantio de 10mil árvores em Tabatinga, uma região degradada junto a comunidades indígenas.
Na Mata Atlântica – Plantamos 7.500 árvores no bioma mais agredido do país com nossa parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
Em Florestas Ameaçadas - Utilizamos a viscose com a certificação Lenzing ou Birla Cellulose, entidades que se engajam ativamente na conservação das florestas ameaçadas, das florestas de Alto Valor de Conservação (HCV) e da biodiversidade que nelas se encontra
tudo sob seu melhor sistema de manejo florestal da categoria.

Gestão de resíduos

Nosso Sistema de Gestão de Resíduos é integrado nacionalmente, o que torna nosso processo mais eficiente e assegura a destinação adequada, além de garantir sua rastreabilidade.

Além do monitoramento e atendimento legal, estamos atentos para identificar oportunidades em aumentar as taxas de reutilização e reciclagem dentro de nossas unidades de negócio. Atualmente, 58% dos resíduos são destinados à reutilização, reaproveitamento ou reciclagem.

cria

Receba novidades exclusivas por e-mail

  • Baixe o nosso app!