Tradição e elegância em cada detalhe. Explore nossa seleção de peças de roupa e acessórios baseadas no estilo tradicional e inspire-se nos looks.
O estilo tradicional é um dos mais antigos e um dos mais utilizados hoje em dia, mas nem todo mundo sabe exatamente quais as peças-chave desse estilo e, principalmente, como se diferencia do estilo elegante.
Você sabia que o estilo tradicional e o elegante são diferentes? Entenda isso e saiba tudo para começar a inserir no seu look do dia a dia!
O estilo tradicional, ou estilo clássico, é aquele que se baseia em elementos clássicos e atemporais da moda. É um dos estilos de roupa universais, que garante looks sóbrios que podem ser usados no trabalho e em qualquer outra ocasião.
Assim, este tipo de estética remonta tempos mais antigos e clássicos, porém com peças repaginadas, para se adequarem ao momento atual.
Em outras palavras, é caracterizado por uma estética que valoriza peças de roupa e acessórios inspirados em raízes profundas na história da moda e do mundo.
Algumas características-chave do estilo tradicional são:
O estilo tradicional transmite, como o nome sugere, uma imagem de tradição, de inspiração de tempos antigos, mas também de pessoas mais sérias e focadas.
Uma das mensagens mais associadas é a elegância e a sofisticação, por exemplo, com peças bem cortadas. Feitas com detalhes cuidadosamente elaborados sugerem um senso de gosto refinado e uma atenção meticulosa aos detalhes.
Além disso, em ambientes profissionais e formais, o estilo tradicional é frequentemente visto como um sinal de profissionalismo e confiabilidade, ajudando a projetar uma imagem de autoridade e competência.
Enquanto o estilo tradicional na moda abraça uma estética clássica, com peças-chave. O estilo elegante busca a sofisticação de forma discreta, com simplicidade e funcionalidade como pilares fundamentais. Nesse caso, não existem peças específicas, apenas uma combinação que torna o look elegante.
Ambos os estilos têm seu apelo e podem ser escolhidos de acordo com as preferências pessoais e a ocasião. É comum também as pessoas mesclarem peças clássicas com peças mais básicas, porém elegantes.
Ou seja, os dois estilos realmente são muito próximos, possibilitando essa troca entre eles. E você pode sair ganhando com isso montando o look que desejar!
Como vimos, o estilo tradicional conta com peças e visuais bem específicos, com a ideia de passar seriedade. Vamos ver quais são essas peças e como elas constituem esse estilo?
Peças em alfaiataria são símbolos dos estilos mais tradicionais. Dão ênfase na imagem mais alinhada e séria, tudo o que o estilo tradicional quer passar.
As calças de alfaiataria com corte reto ou perna larga são uma escolha clássica e contribuem para uma aparência sofisticada, com atenção aos detalhes e acabamento impecável. Por isso, a alfaiataria são peças-chave em um guarda-roupa tradicional.
Assim como as calças, shorts e saia de alfaiataria, o blazer feminino também é uma peça-chave do estilo tradicional. Vem se tornando cada vez mais popular e vem sendo utilizado em diferentes estilos.
Porém, quando se fala em estilo tradicional, o blazer é aquele bem alinhado ao corpo (nada de oversize!) com detalhes como lapelas e botões. Cria um visual refinado e elegante. Pode ser combinado com calças sociais ou saias lápis, principalmente.
A camisa social é uma peça versátil que se encaixa perfeitamente no estilo tradicional, assim como em vários outros. O ideal é pensar no caimento e no tecido que é feito.
Tecidos de algodão ou seda são versáteis, elegantes e chiques. Poder ter colarinho estruturado e punhos, por exemplo. Ideal para combinar com saias lápis, blazers ou qualquer outra peça, adicionando um toque de elegância.
Outro clássico do armário de estilo tradicional, a saia lápis é um elemento da moda que enfatiza a feminilidade e a sofisticação sem deixar de lado a elegância. É uma peça-chave para ambientes mais formais.
É versátil e pode ser combinada de diferentes maneiras, sendo que o modelo de saia mais indicado é aquele mais ajustado ao corpo e um pouco abaixo do joelho. Isso traz o visual do estilo tradicional, elegante e atemporal.
Você sabia que os vestidos tubinho também fazem parte do estilo tradicional? Além de lindos, são versáteis, confortáveis e fáceis de combinar com outras peças. A ideia é trazer feminilidade sem abrir mão da simplicidade dos cortes mais retos.
São ideais para ocasiões formais e para quem precisa de uma combinação elegante e fácil de ser montada para o dia a dia ou eventos.
Sapatos fechados e clássicos, como scarpins, oxfords e mocassins, são fundamentais no estilo tradicional e complementam o look perfeitamente. Trazem um visual mais sério e requintado, então são ideais para ambientes formais.
Os mocassins e os oxfords podem ser utilizados tranquilamente no dia a dia, com conforto. O scarpin é uma opção clássica, praticamente elemento chave de toda sapateira.
Para combinar com as peças mais simples e retas, porém cheias de sofisticação, as bolsas estruturadas são as mais utilizadas e indicadas no estilo tradicional.
Elas são minimalistas, deixando o look mais organizado visualmente. Com formas geométricas definidas, alças curtas, essas bolsas da moda acrescentam um toque de elegância e organização aos conjuntos tradicionais, proporcionando ainda mais estilo.
E engana-se quem pensa que para ter um estilo tradicional é preciso muito dinheiro. Na verdade, é possível encontrar muitas peças como as citadas nas lojas atualmente. Confira nossa seleção de peças para aproveitar!
O denim oficial do Lolla BR é Pool Jeans! Autêntico e estiloso, ele te acompanha nos momentos mais marcantes. Descubra diversos modelos do clássico que nunca sai de moda.
leia maisDescubra como a camiseta Expresso 2222 une moda e sustentabilidade, impactando comunidades e celebrando o Carnaval de forma consciente.
leia maisDescubra as tendências de corte de cabelo para expressar seu estilo em 2025! De práticos a ousados, explore como eles complementam seu visual.
leia mais